RR MÍDIA 3
Coperlidere
Agora sim!

Cruzeiro bate Vitória na estreia de Ney Franco, encerra jejum e volta a vencer na Série B

O meia Régis marcou o gol do triunfo celeste no Mineirão, na noite desta sexta-feira

12/09/2020 08h23
Por:

Por Itasat

Na estreia do técnico Ney Franco, o Cruzeiro conseguiu chutar a “zica” pra longe e exterminou o jejum de cinco jogos sem vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Após um primeiro tempo fraco, o time celeste voltou melhor para a etapa final e bateu o Vitória por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Mineirão, pela nona rodada da competição.

O gol da vitória celeste veio dos pés, ou melhor, da cabeça do meia Régis, aos 30 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na medida de Arthur Caike, o camisa 10 apareceu livre na área e só testou para o fundo das redes.

A vitória era tão importante para o time celeste que, após o apito final, alguns jogadores se ajoelharam no gramado para agradecer.

Com o resultado, o Cruzeiro deixou a zona de rebaixamento e pulou para a 13ª posição, com oito pontos. Já o Vitória estacionou no oitavo lugar, com 13.

Agora, o Cruzeiro terá a semana cheia para descansar da maratona de jogos e também para trabalhar tentando assimilar a filosofia de Ney Franco. A equipe celeste volta a campo no sábado (19), às 21h, para enfrentar o CSA, no estádio Rei Pelé, em Alagoas, pela 10ª rodada da Série B. Na segunda-feira (14), às 20, o Vitória visita o Juventude, no Alfredo Jaconi.

O jogo

Ney Franco fez apenas uma alteração no time titular que vinha sendo utilizado por Enderson Moreira colocando o volante Jean no meio-campo. No entanto, o esquema tático saiu do 4-2-3-1 para o 4-3-3, com Jean mais recuado e Jadsom e Maurício mais adiantados.

O time celeste começou a partida mais presente no campo ofensivo e sufocando o Vitória. Contudo, a pressão não resultava em uma finalização perigosa ao gol dos baianos.

A primeira boa jogada ofensiva do Cruzeiro foi construída aos 15 minutos. Matheus Pereira passou pelo adversário e tocou para Maurício que chutou cruzado. A bola passou perto da trave.

O jogo não era dos melhores e caiu tecnicamente. O Vitória conseguiu equilibrar a posse de bola e passou a tentar agredir mais o Cruzeiro. O zagueiro Wallace perdeu uma grande chance aos 26, após cobrança de escanteio. O defensor subiu livre, de frente para o gol, mas cabeceou para fora.

Logo depois, o Cruzeiro sofreu uma baixa. O lateral-direito Raúl Cáceres sentiu um problema na perna esquerda – antes o paraguaio já tinha sentido dores na coxa – e foi substituído por Rafael Luiz.

Após vários minutos sem aparecer no ataque, o Cruzeiro chegou e quase abriu o placar com Airton, que invadiu a área pela direita em velocidade e chutou forte rasteiro obrigando o goleiro a espalmar para escanteio. 

No fim do primeiro tempo, o Vitória deu o troco com Leandro Silva, que desviou de calcanhar o escanteio batido por Carleto, mas Fábio caiu no canto e salvou a Raposa. Na sequência, após confusão na área do Cruzeiro, os jogadores do time baiano reclamaram de uma bola no braço de Airton, mas a arbitragem não deu ouvidos.

Na etapa final, o Cruzeiro seguiu pressionando. Ney Franco colocou o time mais pra frente ao sacar Jadsom e promover a entrada de Régis. A Raposa ganhou novo fôlego e cresceu no jogo, enquanto o Vitória, cansado, dava muitos espaços na defesa.

O volume de jogo do Cruzeiro era maior. Mas a Raposa seguia pecando nas finalizações. Airton, Arthur Caíke e Thiago erraram o alvo nas tentativas de ataque.

Mas Régis não. Aos 30 minutos, Arthur Caíke disparou pela esquerda e cruzou na medida para o meia, livre de marcação, cabecear para o fundo das redes e abrir o placar para o Cruzeiro no Mineirão.

O gol deu mais confiança ao Cruzeiro, que quase marcou o segundo três minutos depois com Thiago, mas o goleiro Ronaldo fez grande defesa. Pouco depois, Régis acertou a trave em chute da entrada da área.

Desesperado para tentar o empate, o Vitória chegou a assustar no fim, mas Fábio salvou com uma defesa no reflexo que garantiu os três pontos para a Raposa na estreia de Ney Franco.

Cruzeiro 1 x 0 Vitória

Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres (Rafael Luiz), Léo, Cacá e Matheus Pereira; Jadsom (Régis), Jean e Maurício (Filipe Machado); Arthur Caíke, Airton e Marcelo Moreno (Thiago). Técnico: Ney Franco

Vitória: Ronaldo; Leandro Silva, Wallace Reis, João Victor e Thiago Carleto (Leocovick); Guilherme Rend, Gérson Magrão (Rodrigo Porto) e Fernando Neto (Dudu); Lucas Cândido, Vico (Mateusinho) e Léo Ceará (Júnior Viçosa). Técnico: Bruno Pivetti

Motivo: 9ª rodada - Campeonato Brasileiro Série B

Data: 11 de setembro de 2020, sexta-feira, às 21h30

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Gol: Régis (30’/2º)

Cartão Amarelo: Marcelo Moreno, Airton (Cruzeiro); Thiago Carleto, Gerson Magrão (Vitória)

Árbitro: Edina Alves Batista (SP)

Auxiliares: Daniel Luís Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)