Banner Home
Distribuidora Ribeiro
Sicoob Credisete

Sicoob Credisete terá mais uma agência em Sete Lagoas

Mais uma agência

18/09/2020 09h20
Por: Ricardo Chaves

Por Redação

Mesmo do período de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Sicoob Credisete mantém sua previsão de crescimento em todos os índices e o projeto de expansão na área de atuação presencial. Na entrevista a seguir, o presidente do Conselho de Administração, Leonardo Chaves Costa, revela quais os segredos para continuar forte a ainda apoiar os associados neste período de instabilidade. Ele também revela que a cooperativa vai inaugurar uma nova agência, no bairro Nova Cidade, para atender a região leste de Sete Lagoas. 

Como foi o desempenho do Sicoob Credisete neste período de pandemia, quando instituições de todos os setores precisaram se reinventar para sobreviver? 

Apesar da crise sem precedentes para várias gerações, o Sicoob Credisete continua numa ótima ascendência em todos os índices. O equilíbrio e a responsabilidade sempre defendidos pela diretoria e conselhos permitiu a continuidade do planejamento previsto para o exercício. Isso, inclusive, faz com que continuemos com nosso projeto de expansão em Sete Lagoas. 

Mas qual o segredo para continuar crescendo neste período de crise?

São vários fatores que colocam as cooperativas de crédito em vantagem no mercado financeiro nas últimas décadas e, principalmente, nos últimos anos. À proximidade com os associados, com as comunidades onde estamos inseridos, facilidade nas negociações e as menores taxas são grandes diferenciais. Em todas as pesquisas realizadas no país o índice de satisfação dos associados com o sistema Sicoob é altíssimo.

O novo coronavírus provocou mudanças na relação das pessoas e entre elas e instituições, como o Sicoob Credisete conseguiu manter o nível de satisfação no atendimento? 

Todas as agências de Sete Lagoas e região continuaram com o atendimento presencial. Lógico que foram tomadas todas as medidas para segurança de colaboradores e associados. A temperatura é testada logo na entrega, regras de distanciamento e higienização também são obrigatória. Agora, além da oferta de uma gama de produtor e serviços, com taxas muito mais acessíveis do que o sistema bancário tradicional, oferecemos as ferramentas mais modernas por meio do App Sicoob. Pela plataforma digital os associados fazem todas as suas movimentações com total segurança. 

Neste período o associado ganhou novas alternativas para equilibrar sua vida financeira?

A cooperação é a chave para vencer mais este desafio que impacta diretamente a todos, incluindo empresas e organizações da sociedade. No caso do crédito, o Sicoob Credisete avalia cada situação e, quando necessário, são revistos prazos às operações, renegociando e prorrogando parcelas. Ainda existe a oferta de linhas emergenciais de crédito e carência para início dos pagamentos.

E quanto a concessão de crédito para associados, como ficou em tempos de pandemia?

Pesquisa realizada pelo Sebrae recentemente mostra que as cooperativas financeiras mantêm uma taxa de sucesso de mais de 30% na concessão de crédito para os pequenos negócios durante a pandemia. Segundo o mesmo levantamento, o índice é quase três vezes maior do que o registrado nos bancos privados (11,8%) e nos públicos (9,5%). Ressalto que oferecemos aos cooperados o que eles procuram em uma instituição financeira. 

O novo Centro Administrativo do Sicoob Credisete está em completa operação. O que mudou com esta nova estrutura?

O Centro Administrativo é peça chave no nosso processo de expansão.  O moderno prédio está integrado à nossa agência matriz e concentra toda nossa estrutura administrativa. Antes, setores variados eram instalados em agências que temos na cidade. Agora, essa integração permite mais agilidade e segurança em todo os processos. Além disso, transferimos para esta nova estrutura a agência Pessoal Jurídica que, anteriormente, funcionava na praça Alexandre Lanza. Sem contar que nossa área de atendimento ficou muito mais confortável para colaboradores e associados. 

Existem novos projetos de expansão para Sete Lagoas?

Diretoria e Conselhos já aprovaram a instalação e uma nova agência em Sete Lagoas. Além da matriz na Praça Barão do Rio Branco, temos uma na rua Santa Juliana e outra na rua Professor Abeylard. Agora, vamos para o bairro Nova Cidade, na avenida Prefeito Alberto Moura, onde o movimento comercial é enorme. Esta é uma das regiões mais populosas de Sete Lagoas e que é carente de instituição financeira. O Sicoob Credisete mantém sua política de oferecer atendimento onde o cidadão precisa. A abertura desta agência segue nossa previsão e será ainda este ano. 

Mesmo com estas regras de distanciamento e isolamento social o Sicoob Credisete conseguiu manter seu viés social nos últimos meses?

Na verdade, aumentamos muito nossa participação em projetos sociais e apoio a instituições. Esta é essência do Sicoob Credisete desde sua fundação e, neste momento, fortalecemos nossa atuação. Isso faz parte do nosso planejamento anual quando destinamos mais de R$ 150 mil em doações. Agora, neste período de pandemia, participamos de eventos que destinaram recursos para Vila Vicentina, Núcleo de Voluntários do Combate ao Câncer, Associação das Voluntárias do Hospital Municipal- Avhom e Hospital Nossa Senhora das Graças. Somente com a live do Mangalarga Marchador, nossa parceira, conseguimos 100 cestas básicas e R$35 mil para o HNSG.