RR 2023 02
Ótica santa luzia
Breno
Patente
Loc moral
Pontual
Rodas
Giro Luvas
Optima seguros
Ótima
Chama!!!
Sicoob
Gráfica
Loc moral 3
Ramses
Forte vidros
RR MÍDIA 3
Quality
Ao ataque

Líder na tabela, nos gols e nas finalizações: o Galo ofensivo de Sampaoli no Brasileirão

Decorridas dez partidas da competição, o Atlético é primeiro colocado com desempenho ofensivo saliente

22/09/2020 10h59
Por:

Por Itasat

A característica ofensiva é marca registrada de Jorge Sampaoli, contratado pelo Atlético nesta temporada com o objetivo de reconquistar o tão sonhado título de Campeão Brasileiro, o que não ocorre desde 1971. Decorridas dez partidas da competição, a fórmula, até o momento, tem funcionado. O Galo é líder, com 21 pontos. E não por acaso. O sucesso na tabela está atrelado aos números de ataque do time alvinegro.

O Atlético é o time que mais marca gols na competição. Foram 18, uma média de 1,8 por partida. Na sequência, aparecem Internacional, Vasco e Corinthians, ambos com 15 gols marcados. 

A quantidade de tentos anotados é justificada no número de finalizações. E esta é mais uma tabela que o Galo lidera no Brasileirão: é o time que mais finaliza, com uma média de 12,6 chutes a gol por partida. Na sequência, aparece o Grêmio, com 11,2 chutes por jogo. Flamengo e São Paulo têm 11,1 cada. 

Também chama atenção  outro quesito que o Galo lidera: o número de finalizações na trave. Foram dez em todo campeonato. Duas a mais que o Sport e quatro a mais que o Bragantino. Ou seja, o desempenho ofensivo do Galo poderia ser ainda mais saliente.

O Atlético é o segundo time que mais criou grandes chances de gol. Foram 29 — uma a menos do que o Flamengo, que lidera o quesito, e quatro a mais que o Internacional. No número de grandes chances perdidas o Galo, com 16, também é vice do rubro-negro carioca, que perdeu 22. 

Rodízio de artilheiros 

Apesar de ser o time que mais finaliza no Brasileirão, o Atlético não possui nenhum jogador que dispute a ponta da artilharia da competição. Quem atualmente assume o posto é o meia Thiago Galhardo, do Inter, com oito gols marcados. Cano, do Vasco, e Marinho, do Santos, ambos com sete, também estão na disputa. 

No caso do Atlético, os jogadores que mais marcaram na competição, com 3 gols cada,  foram Alan Franco e Keno, que inclusive anotou o hat-trick na vitória contra o Atlético-GO.

Para a matéria, foram utilizados dados do site SafaScore.

Artilheiros do Galo na Brasileirão 

Keno (3 gols)

Alan Franco (3 gols)

Nathan (2 gols) 

Hyoran (2 gols)

Marrony (2 gols)

Réver (1 gol)

Igor Rabello (1 gol)

Jair (1 gol)

Eduardo Sasha (1 gol) 

Jefferson Savarino (1 gol)