Por Itasat
Em desvantagens nas pesquisas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prefere não se comprometer com uma transferência pacífica de poder, caso seja derrotado pelo democrata Joe Biden na eleições de novembro. Trump foi questionado sobre a transição por um repórter, durante coletiva na Casa Branca, nessa quarta-feira (23).
A pergunta foi feita após o presidente citar a ocorrência de tumultos e protestos em várias cidades americanas, muitos envolvendo questões raciais. "Teremos que ver o que acontece em novembro", afirmou Trump.
Mesmo sem provas, Trump voltou apontar possibilidade de fraude no voto pelo correio. Por causa da pandemia, muito eleitores estão preferindo voltar pelos correios, o que é permitido no país. “Eu tenho reclamado muito sobre as cédulas. As cédulas são um desastre", disse Trump, se referindo a cédulas postais.
“Joguem essas cédulas fora e você terá uma transição muito pacífica – não haverá uma transição, na verdade, haverá uma continuação", afirmou Trump. "As cédulas estão fora de controle. Os democratas sabem disso melhor que ninguém", completou.
A reação de Biden ao comentário foi imediata. "Em que país vivemos? É uma piada. Quero dizer, em que país estamos? Ele fala as coisas mais irracionais. Eu não sei o que dizer", declarou o candidato democrata.