Loc moral 3
Ótima
Giro Luvas
Ótica santa luzia
RR MÍDIA 3
Ramses
Rodas
Patente
Breno
Quality
Loc moral
RR 2023 02
Optima seguros
Chama!!!
Sicoob
Gráfica
Pontual
Forte vidros
Suspensão

Após decisão da Justiça, Vale suspende uso de barragem de rejeitos em Jeceaba e paralisa usina

Região Central de Minas

28/09/2020 10h41
Por:

Por Itasat

A Vale suspendeu disposição de rejeitos e a realização de obras na barragem B7, localizada no município de Jeceaba, região Central de Minas Gerais. Com isso, a mineradora também paralisou as operações da usina de concentração de Viga, que fica em Congonhas, município vizinho, e estima um impacto de 11 mil toneladas em sua produção diária de finos de minério de ferro no período de fechamento. A decisão foi tomada na última semana.

A empresa paralisou os trabalhos na barragem após uma decisão proferida pelo juiz da Vara Única da comarca de Entre Rios de Minas. A decisão veio no contexto de uma ação civil pública ajuizada pelo município de Jeceaba. A Vale afirma que vai recorrer, e que considera que a unidade operacional de Viga atende aos requisitos necessários para a expedição do alvará à barragem.

As atividades da mina de Viga, também localizada no município de Congonhas, seguem inalteradas, de acordo com a mineradora. O complexo extrativo da Vale fica entre os dois municípios. Congonhas está a cerca de 80 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.