RR MÍDIA 3
Cruzeiro

Cruzeiro precisa de aproveitamento superior ao do líder para atingir pontuação média do acesso

Nos últimos oito jogos, time só conquistou uma vitória e está na zona de rebaixamento para Série C

29/09/2020 09h34
Por:

Por Itasat

A situação do Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro já começou a ficar dramática. Claro que o time pode conseguir uma recuperação semelhante à do América no ano passado. Mas se atendo ao atual momento da equipe e projetando a sequência da competição com o auxílio dos números, chega-se a uma constatação preocupante. 

Daqui pra frente, o Cruzeiro precisará registrar um aproveitamento de 67,9%, desempenho superior ao do Cuiabá (66,7%), atual líder da Série B, para atingir a pontuação média do quarto colocado desde que o torneio começou a ser disputado no formato de pontos corridos.

Pegando a pontuação de todos os times que subiram para a Série A na quarta posição desde 2006 e fazendo a média chegamos a 63 pontos. Como se trata de uma média, o Cruzeiro poderá obter o acesso com menos. Em 2007, o Vitória voltou para a Elite com 59 pontos.

Com oito pontos em 11 jogos, o Cruzeiro precisaria de mais 55 para tentar atingir o objetivo. Mas o desempenho recente mostra que este cenário é bastante complicado: o time obteve apenas uma vitória nos últimos nove jogos (sendo oito pela Série B e um pela Copa do Brasil).

O ataque também vem decepcionando: foram somente seis gols marcados no período, média de 0,66 por partida. O time balançou as redes, no máximo, uma vez nos últimos dez duelos. 

O péssimo desempenho no começo da competição jogou o Cruzeiro para a zona de rebaixamento para a Série C. A sequência da Raposa será desafiante: nesta quarta-feira, a equipe enfrenta a Ponte Preta (4º lugar), no Mineirão. No sábado, o duelo será contra o líder Cuiabá, na Arena Pantanal.