Por Itasat
A tão sonhada mudança no estatuto do Cruzeiro está próxima de acontecer. A comissão formada em junho para tocar o processo vai concluir os trabalhos no dia 19 de outubro. Em seguida, a versão final do novo estatuto será entregue ao presidente Sérgio Santos Rodrigues e ao presidente do Conselho Deliberativo, Paulo César Pedrosa.
Anseio do torcedor celeste, a ideia é ter um estatuto moderno, democrático e que proteja a instituição em todos os aspectos. Até em cima disso, a Itatiaia apurou que o estatuto terá um capítulo exclusivo para tratar sobre gestão temerária. A participação do sócio torcedor no processo eleitoral do clube também entrará em pauta. Resta saber quais serão os critérios estabelecidos.
Para fazer o novo estatuto, a comissão de estudos analisou mais de dez estatutos de clubes do Brasil, como Flamengo, Bahia, Athletico-PR e Palmeiras, além de pegar sugestões enviadas por funcionários, conselheiros e torcedores.
Assim que o novo estatuto for entregue ao presidente e à Mesa Diretora, o próximo passo será convocar uma assembleia, em 15 dias, para que o Conselho Deliberativo vote a mudança. O estatuto será alterado se a maioria simples dos presentes votar pela mudança.