Coperlidere
RR MÍDIA 3
Início e fim

Pelé 80 anos: a estreia do adolescente no ABC Paulista e a despedida do rei em Nova York

Aos 15, dos 80 anos completados nesta sexta-feira (23), Pelé entrava em campo pela primeira vez profissionalmente

23/10/2020 11h43
Por:

Por Itasat

Aos 15, dos 80 anos completados nesta sexta-feira (23), Pelé entrava em campo pela primeira vez profissionalmente. Um amistoso marcado pela Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, no feriado 7 de Setembro de 1956, entrou para a história como a estreia do mineiro, de Três Corações, que neste jogo fez o que se tornou um hábito: gol.

O duelo valia o Troféu Inconfidência, oferecido pela administração municipal, e foi disputado contra o Corinthians de Santo André no extinto estádio Américo Guazelli. Pelé entrou no segundo tempo, no lugar de Del Vecchio, e marcou, aos 36 minutos, um dos tentos da goleada do time litorâneo por 7 a 1.

Ficha do jogo

Santos: Manga; Hélvio e Ivan (Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho (Dorval), Álvaro (Raimundinho), Del Vecchio (Pelé), Jair Rosa Pinto e Tite. Técnico: Lula

Corinthians de Santo André: Antoninho (Zaluar); Bugre e Chicão (Itamar); Mendes, Zico e Chanca; Vilmar, Cica, Teleco (Baiano), Rubens e Dore.

Haveria, ainda, 1.281 bolas na rede até a despedida, em 1º de outubro de 1977, no Giants Stadium, onde o New York Cosmos mandava suas partidas. Também um amistoso, entre as duas únicas equipes que o rei defendeu: Santos e Cosmos.

Ficou definido que Pelé atuaria um tempo por cada time. No primeiro, com a camisa verde dos norte-americanos, marcou um gol de falta. No segundo, exibiu-se com a branca que o lançou ao mundo.

Aos 37 anos, o atleta do século declarava o fim da carreira tendo como alguns dos súditos no estádio o campeão mundial de boxe Muhammad Ali; o filho do então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, Jeff Carter; e o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger.

Ficha do jogo

Santos: Ernâni; Fernando, Joãozinho, Alfredo e Neto; Carlos Roberto, Zé Mário e Ailton Lira (Pelé); Nilton Batata, Reinaldo (Juary) e Rubens Feijão (Bianchi). Técnico: Otto Glória

Cosmos: Messing (Yasin), Nelsi (Hunter), Roth (Mike), Carlos Alberto (Bob Smith) e Rildo (Formoso); Garbett (Vitor) e Beckenbauer; Tony Field (Ord), Chionaglia, Pelé (Miflin) e James Hunt (Oliveira). Técnico: Eddie Firmani

Fontes: Centro de Memória e Estatística do Santos F.C e livro "O Guia dos Curiosos"