Por Itasat
O duelo do melhor ataque contra a segunda pior defesa do Campeonato Brasileiro terminou sem gols. O Atlético pressionou o Sport durante os 90 minutos na noite deste sábado, no Mineirão, criou várias chances, dominou todas ações, mas não conseguiu superar a retranca, as boas defesas do goleiro do Leão, pecou nas finalizações e ficou no empate amargo, com gosto de derrota. O resultado do duelo, válido pela 18ª rodada, impediu que o Atlético dormisse na liderança e ainda pode ver Inter ou Flamengo, que se enfrentam neste domingo (25), disparar na ponta.
Foi primeiro jogo no Mineirão que o Atlético não marcou gol e talvez tenha sido o que mais o time criou. Foram mais de 25 finalizações, contra apenas três do Sport. O ponto somado deixou o Atlético com 32 pontos, na terceira posição. Na próxima rodada, o Galo encerrará o primeiro turno diante do Palmeiras, em São Paulo, em duelo marcado para segunda-feira, dia 2. Já o Sport, que chegou a 21 pontos, receberá o Athletico-PR, domingo (1º).
O jogo
Ataque contra defesa. Assim pode ser resumido o primeiro tempo entre Atlético e Sport. Com três zagueiros, o Leão armou um ferrolho e até conseguiu dificultar as jogadas ofensivas dos comandados de Jorge Sampaoli, mas a superioridade alvinegra foi absoluta. Foram 14 finalizações na primeira etapa contra zero do Sport.
O Galo mantinha a posse de bola, mas, em muitos lances, não imprimia a velocidade na hora de ir para a definição das jogadas, muito em função dos passes errados e até certa ansiedade para fazer o gol.
Com Keno muito bem marcado, o esquema defensivo do Sport controlou o jogo ofensivo até os 40 minutos, quando o Galo criou duas boas chances seguidas. Na primeira, Savarino acertou a trave em chute de fora da área. Na sequência da jogada, Keno deu belo passe para Jair, que invadiu a área e soltou uma bomba. Luan Polli fez ótima defesa.
O Atlético continuou em cima. Aos 46, Keno aproveitou vacilo de Márcio Araújo, invadiu a área, chutou, o goleiro defendeu, a bola voltou para o atacante, mas ele bateu para fora. Oportunidade incrível desperdiçada.
Etapa final
O segundo tempo começou a mesma configuração da etapa inicial: Galo no ataque e Sport na defesa. Foram pelo menos quatro chances criadas em menos de 15 minutos de bola rolando. Aos 12, o goleiro Luan Polli fez duas defesas milagrosas em finalizações de Allan Franco e Keno. Um minuto depois Sasha cabeceou na trave.
Como o gol não saia, Sampaoli colocou Marrony no lugar de Sasha e Matías Zaracho, recém-contratado, na vaga de Franco. Na primeira jogada, o argentino chutou de fora da área, mas o goleiro defendeu.
Sem conseguir marcar, o Galo se desesperou nos minutos finais, perdeu organização e chegou a correr risco nos contra-ataques.
Ficha técnica
Atlético: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco (Zaracho, aos 21' do 2ºT) e Nathan; Savarino, Keno e Eduardo Sasha (Marrony, aos 21' do 2ºT). Técnico: Jorge Sampaoli
Sport: Luan Polli; Patric, Adryelson, Rafael Thyere, Chico e Raul Prata (Júnior Tavares, aos 18' do 2ºT); Márcio Araújo (Ronaldo Henrique, aos 18' do 2ºT), Ricardinho (Marcos Serrato, aos 49' do 2ºT), Lucas Mugni e Thiago Neves (Marquinhos, aos 28' do 2ºT); Leandro Barcia.Técnico: Jair Ventura
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado 24 de outubro de 2020, às 21h (de Brasília)
Cartão amarelo: Jorge Sampaoli, aos 33', e Keno, aos 41' do 2ºT (ATL)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Var: Héber Roberto Lopes (SC)