Por Itasat
O empate por 0 a 0 com o Sport, no Mineirão, frustrou os planos do Atlético de dormir na liderança do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vez que o time alvinegro não marcou gol como mandante na temporada com o técnico Jorge Sampaoli. O placar em branco também escancarou o problema do time para concluir as jogadas nas partidas recentes.
Antes dos empates com Sport (0 a 0) e Fluminense (1 a 1), o Atlético tinha marcado 28 gols em 10 partidas em Belo Horizonte, média de quase três por jogo. Além da perda dos 100% como mandante, o Galo viu cair o rendimento do ataque recentemente. Nos dois últimos confrontos no Mineirão, a equipe só balançou as redes uma única vez.
Desde que Sampaoli assumiu o comando do Atlético, esta foi a segunda vez que o ataque passou em branco. A primeira e única tinha sido na derrota por 1 a 0 para o Internacional, em Porto Alegre, na quinta rodada do Brasileirão.
Após o empate com o Sport, Sampaoli explicou o motivo de não ter feito as cinco alterações a que tinha direito no empate com o Sport – treinador também não fez todas as mudanças nos últimos jogos. Na visão do argentino, o time estava com a partida controlada e precisava finalizar as jogadas. No entanto, ele não tinha à disposição no banco de reservas um centroavante para mudar o panorama.
“A partida me parecia que estava controlada e só faltava a definição na área. As mudanças que fiz são as que necessitavam. Poderia ter colocado um ponta a mais, porém penso que só faltou a finalização. Não haviam grandes finalizadores no banco de reservas para poder mudar (o panorama do jogo)”, disse.
O rendimento ofensivo do Atlético caiu nas últimas três rodadas, justamente quando o time não venceu. Melhor ataque do Brasileirão até o início da 18ª rodada, com 31 gols em 17 jogos (média de quase dois por partida), o Galo precisará encontrar solução para voltar a balançar as redes e não ver os adversários se distanciarem na ponta da tabela.