Coperlidere
RR MÍDIA 3
Desmarcada

Cruzeiro: eleição de conselheiros natos é cancelada e não tem data para acontecer

Pedido é para que o pleito só aconteça quando o novo Estatuto for aprovado

27/10/2020 09h02
Por:

Por Itasat

Está cancelada a eleição de conselheiros natos no Cruzeiro, que estava marcada para o dia 5 de novembro. Ainda não há uma nova data para o pleito ser realizado. Em documento enviado ao presidente do Conselho Deliberativo, Paulo César Pedrosa, a Comissão de Reforma do Estatuto da Raposa solicitou que o pleito só aconteça quando o novo estatuto do clube for aprovado.

O pedido foi aceito pela mesa diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, que citou também ter decidido pelo cancelamento após ser notificada da judicialização do assunto por parte de um grupo de conselheiros que não desejavam a eleição no dia 5 de novembro. O Comitê de Governança, Gestão e Compliance do clube também opinou pela não realização do pleito.

Além da pressão interna no Cruzeiro, os torcedores também se mobilizavam nas redes sociais contra a realização da eleição. Uma manifestação foi agendada para esta terça-feira, às 16h30, no Centro de Belo Horizonte. Os cruzeirenses ameaçavam cancelar o sócio-torcedor e as doações para o projeto de reconstrução financeira do clube, além de boicotar as redes sociais do Cruzeiro, caso o pleito não fosse cancelado.

Desta forma, a eleição de conselheiros natos do Cruzeiro será submetida sob as regras do novo Estatuto do clube que, de acordo com a Comissão, está quase pronto, faltando “apenas a correção de alguns detalhes de linguagem, e a realização de outros poucos ajustes de estilo”. Fazendo tais alinhamentos, o projeto estará apto para ir à votação dos conselheiros.

No documento enviado a Paulo Pedrosa, a Comissão de Reforma do Estatuto do Cruzeiro reconhece que há vagas de conselheiros natos a serem preenchidas, mas “trata-se de uma ordem de natureza estatutária”.

Assim, a Comissão diz que pode acrescentar ao projeto do novo Estatuto que a eleição para os conselheiros natos ocorra no início de 2021.