RR MÍDIA 3
Saae
RR 2023 02
Una total
Alerta

Número de acidentes de trânsito já é maior nas estradas mineiras, após o início das chuvas

Corpo de Bombeiros orienta motoristas para pontos importantes durante o período chuvoso

28/10/2020 09h08
Por:

Por Itasat

Asfalto molhado, neblina, alagamentos, enchentes e excesso de velocidade. Essas combinações aumentam em muito os riscos de acidentes no período chuvoso.

Outros fatores que contribuem também para essas ocorrências são óleo na pista e pouca aderência dos pneus, além das condições do motorista. Nesse caso, estamos falando do sono, falta de atenção e descumprimento das regras de trânsito.

Quem traz as dicas de como evitar estas situações e o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o tenente Pedro Aihara. 

“A questão da pista molhada, o tempo e o espaço que é necessário para o veículo frear, as questões das próprias ultrapassagens e as condições de visibilidade, que ficam bastante modificadas durante o período chuvoso, é importante destacar. É necessário uma prudência maior. Nesse final de semana, nós já tivemos acidentes tanto aqui na região metropolitana de Belo Horizonte quanto no estado. Todo cuidado é pouco para que as pessoas possam aproveitar esse final de ano com tranquilidade e com segurança”, esclarece. 

O tenente do Corpo de Bombeiros também detalha os cuidados que devem ser tomados durante enchentes ou alagamentos. “O que é mais perigoso em relação às enchentes, alagamentos e inundações quando a gente está de carro é porque as pessoas sempre tem aquele pensamento: “acho que vai dar tempo” e “vou tentar enfrentar”. Aqui em Belo Horizonte de um lugar transitável para um completamente alagado bastam apenas 5 minutos. Se você viu que está chovendo e que vai passar por uma área sujeita a alagamentos, prefira aguardar o término da chuva”, orienta o militar. 

O tenente também explica o que deve ser feito nos casos em que a pessoa não consegue fugir de um alagamento. “Agora, se você já está em um local que tá começando a alagar, procure um lugar mais alto para posicionar o seu carro. Se não for possível e se você estiver preso, dentro de um condicionamento, por exemplo, aguarde dentro do carro. Se a água estiver até altura do batente da porta, se ela passa dessa altura do batente da porta da metade da roda, aí você deve realmente abrir a janela ir para o teto do veículo porque você vai facilitar a sua visualização por uma equipe de emergência”, completa Pedro Aihara.