RR MÍDIA 3
Coperlidere
Eleições 2020

Dados das urnas começam a ser carregados neste sábado em Belo Horizonte

Processo, que vai contar com fiscalização presencial e tecnológica, vai até o dia cinco de novembro

31/10/2020 09h21
Por:

Por Itasat

Os cartórios de Belo Horizonte começam neste sábado (31), a recarregar as urnas eletrônicas para as próximas eleições. A carga das 18 zonas eleitorais vai ser realizada no Centro de Apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até cinco de novembro.

Segundo o chefe do cartório da 26ª zona eleitoral Vinícius Ávila, em Belo Horizonte, são 4.800 urnas eletrônicas. Em todo o estado, são mais de 40 mil urnas eletrônicas.

Vinícius explica como funciona esse processo, que possui fiscalização durante todo o trabalho. “A carga das urnas se refere a inserção dos dados dos candidatos, dos eleitores e das sessões. Será a individualização de cada urna que irá para a seção eleitoral. Esse é um procedimento público audiência e uma pública para qual foi convocado o Ministério Público, a OAB, partidos políticos e toda a população, como forma de dar legitimidade”, explica. 

Ávila explica que a fiscalização desse processo conta ainda com o apoio da tecnologia. “ Além da fiscalização do Ministério Público e da OAB, ainda resguardam a integridade da urna os programas que foram lacrados junto ao TSE, que possuem os sistemas de segurança, garantindo a fidedignidade dos dados que eles serão inseridos. Depois de preparadas essas urnas, elas ficaram sim a guardadas no galpão do TRE e depois transportados sob a vigilância da Polícia Militar. Por fim, elas serão entregues na madrugada do domingo de eleição”, explica o chefe do cartório da 26ª zona eleitoral, Vinícius Ávila.