Coperlidere
RR MÍDIA 3
Francisco

Vaticano diz que fala do papa Francisco sobre união civil entre pessoas do mesmo sexo não muda doutrina

O diretor do documentário, Evgeny Afineevsky, não comentou a nota do Vaticano

03/11/2020 10h25
Por:

Por Itasat

O Vaticano reiterou na segunda-feira (2), que os comentários do papa Francisco sobre a união civil de casais homoafetivos, parte do documentário Francesco, lançado em outubro no festival de cinema de Roma, não simbolizam mudanças na doutrina. 

No documentário, o papa defende o direito dos gays de formarem família e ressalta a necessidade de leis de união civil para casais do mesmo sexo.

Os comentários do papa agradaram aos liberais e suscitaram pedidos de esclarecimento por parte dos conservadores. O diretor do documentário, Evgeny Afineevsky, não comentou a nota do Vaticano.

De acordo com a nota, o documentário cortou comentários em que o papa expressou ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e deixou claro que estava se referindo a leis de união civil, que alguns países legalizaram para regular benefícios como o acesso à saúde.

A frase em que Francisco diz "é uma incongruência falar em casamento homossexual" teria sido cortada. "É evidente que o papa Francisco estava se referindo a certas medidas governamentais, não à doutrina da Igreja, reafirmada por ele diversas vezes ao longo dos anos", diz a nota.