Por Itasat
Para ajudar os eleitores a se prepararem para as eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) lançou um simulador de votação. Nele é possível escolher partidos e candidatos fictícios para que as pessoas treinem o processo de voto e sejam mais ágeis no dia 15 de novembro, primeiro turno do pleito municipal.
A ferramenta está disponível no site do TRE-MG: https://www.tre-mg.jus.br/imprensa/noticias-tre-mg/2020/Outubro/eleitores-podem-treinar-para-as-eleicoes-no-simulador-de-votacao, na página Eleições 2020. No treinamento para primeiro turno, a ferramenta apresenta a mesma ordem que aparecerá no dia da votação. Primeiro vota em vereador (com cinco dígitos) e, depois, prefeito (com dois dígitos). Caso haja segundo turno, o treinamento apresentará a possibilidade de voto apenas para prefeito.
No simulador também é possível habilitar o recurso de audiodescrição, que usa um sintetizador de voz para orientar o eleitor com deficiência visual sobre o uso da ferramenta e “lê” os números e nomes dos candidatos em que a pessoa está votando. Nas urnas eletrônicas reais, também há esse recurso.
Após cada voto, a urna virtual emite um sinal sonoro curto e, logo após o bipe do voto para prefeito, um som mais longo, indicando o encerramento da votação, momento em que aparece a palavra fim na tela, exatamente como acontece nas urnas eletrônicas de verdade.