Por Itasat
O Cruzeiro estreou na Série B do Campeonato Brasileiro com vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP, no Mineirão, no dia 8 de agosto. Na próxima sexta-feira (6), a Raposa voltará a se encontrar com o time paulista, desta vez no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, na abertura do returno da competição.
Após 19 anos, o clube celeste retornará ao estádio Santa Cruz, onde enfrentou o Botafogo-SP pela primeira e única vez na história. O confronto foi marcante para o Cruzeiro que goleou por 4 a 1, em duelo válido pela quarta rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro de 2001.
Atuaram naquela partida jogadores memoráveis para os torcedores cruzeirenses, como o volante Ricardinho e o lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín. Inclusive, foi Ricardinho que abriu o placar para a Raposa em um chute cruzado de dentro da área. O atacante Oséas ampliou ainda no primeiro tempo em uma finalização parecida. O Botafogo-SP descontou no fim da etapa inicial em cobrança de falta.
Mas, no segundo tempo, o Cruzeiro consolidou a vitória com gols do lateral-direito Neném, que invadiu a área e bateu na saída do goleiro, e do consagrado atacante Edmundo, que driblou dois marcadores antes de finalizar no canto. Um golaço!
Há cinco jogos sem perder na Série B, o Cruzeiro tentará manter o embalo na competição para continuar fugindo da zona de rebaixamento. A equipe ocupa a 16ª posição, com 20 pontos. Já o Botafogo-SP é o vice-lanterna, com 18.
Confira a ficha técnica da única partida entre as equipes em Ribeirão Preto:
Botafogo-SP 1 x 4 Cruzeiro
Botafogo-SP: Maurício; Augusto, Rogério, Tony (Nélio) e Gustavinho, Capitão, Anderson, Fábio (Júnior) e Alan; Marcos Dener e Jajá (Edvaldo). Técnico: Ernesto Paulo
Cruzeiro: Bosco; Neném, Luisão, João Carlos e Sorín; Marcus Vinícius (Cléber Monteiro), Rincón, Ricardinho e Sérgio Manoel; Edmundo e Oséas. Técnico: Ivo Wortmann
Motivo: 4ª rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro
Data: 11 de agosto de 2001
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Gols: Ricardinho (13’/1º), Oséas (36’/1º), Alan (45’/1º), Neném (11’/2º), Edmundo (41’/2º)
Árbitro: Léo Feldman (RJ)