Coperlidere
RR MÍDIA 3
Impasse

Bolsonaro prefere, por enquanto, não se pronunciar publicamente sobre eleições nos EUA

Assessores do brasileiro orientaram o presidente a aguardar o resultado dos processos movidos por Donald Trump, que foi à Justiça contra o resultado oficial da eleição

09/11/2020 10h45
Por:

Por Itasat

Enquanto autoridades e figuras importantes do Brasil se manifestam sobre o resultado das eleições americanas, o presidente Jair Bolsonaro prefere, por enquanto, não se pronunciar publicamente.

Interlocutores do Palácio do Planalto, disseram que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que não se pronunciou sobre a vitória de Joe Biden nas eleições dos Estados Unidos, reagiu com tranquilidade a conquista do democrata.

A orientação dos assessores do Palácio do Planalto é para que Bolsonaro espere um quadro concreto das eleições para se manifestar sobre o resultado das urnas norte-americanas. A orientação se deve ao fato do republicano Donald Trump, que teve o apoio público do brasileiro, estar judicializando a disputa.

De acordo com integrantes do Governo Federal, o presidente considera qualquer pronunciamento neste momento como uma afobação e, por isso, decidiu aguardar o término dos processos judiciais movidos por Trump.

O ex-presidente norte-americano não reconhece a derrota e contesta o resultado alegando, sem provas, que a fraude no processo judicial. Reservadamente, os assessores de Bolsonaro dizem que torcem para que Trump reconheça o mais rápido possível a vitória de Joe Biden, como forma do presidente brasileiro sair dessa situação. 

Os assessores reconhecem que a armadilha foi criada pelo próprio Palácio do Planalto ao decidir que só reconhecerá o resultado oficial da eleição americana. Por isso, internamente, a avaliação é de que Bolsonaro só sairá desse impasse com uma solução apresentada pelo próprio Donald Trump.

Críticas

A Estratégia do Palácio do Planalto gerou críticas por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O parlamentar afirmou respeitar, mas disse discordar da posição do governo de não reconhecer a vitória de Joe Biden.

Maia, que postou nas redes sociais mensagens parabenizando Biden e dizendo que a vitória dele nas urnas restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, ressaltou que os poderes são harmônicos, mas independentes.

O parlamentar destacou ainda que muitos presidentes de outros países já fizeram o mesmo que ele e parabenizaram portanto Biden pela vitória.

Já o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, que também falou sobre a vitória do democrata Joe Biden na eleição dos Estados Unidos, ressaltou que a democracia significa eleições limpas, alternância no poder, respeito aos resultados e civilidade. 

O magistrado aproveitou para cumprimentar Biden e ainda a vice-presidente Kamala Harris, primeira mulher eleita para a função no país.