Por Itasat
Apesar de ficar três vezes atrás no placar e ter um jogador expulso no início do segundo tempo, o Cruzeiro conseguiu buscar o empate com o Guarani, nesta segunda-feira, no Mineirão, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em um duelo bastante movimentado, o time celeste errou muito na marcação, deu espaço para o adversário e, mesmo com um atleta a menos, a Raposa marcou nos minutos finais e ficou no 3 a 3.
Murilo Rangel, duas vezes, e Pablo marcaram para o Guarani, enquanto o Cruzeiro chegou à igualdade com Manoel, Welinton e Pottker, que foi expulso no começo da etapa final em um lance duvidoso em que o árbitro entendeu que o atacante deixou o braço no rosto do adversário.
O resultado mantém Felipão invicto no comando do Cruzeiro – são três vitórias e dois empates. No entanto, a Raposa foi a 24 pontos e segue na 15ª posição, podendo se reaproximar da zona do rebaixamento com o complemento da rodada. Já o Guarani é o 13º colocado, com 25.
Agora, o Cruzeiro terá 11 dias até o próximo compromisso, marcado para 20 de novembro (sexta-feira), às 21h30, contra o Figueirense, no Mineirão. O Guarani terá o mesmo tempo de descanso. No mesmo dia, o Bugre recebe o Botafogo-SP, às 19h15, em Campinas.
Quatro gols no primeiro tempo
O Cruzeiro começou a partida assustando o Guarani em uma bomba de fora da área de Jadsom Silva que passou raspando a trave. Aos poucos, o time celeste começou a sentir dificuldades na marcação, principalmente no lado esquerdo com Patrick Brey, que vinha sendo facilmente batido por Pablo.
E foi em uma jogada iniciada pela direita do ataque do Guarani que o time de Campinas abriu o placar, aos 14 minutos. Na entrada da área, Cristovam ajeitou na medida para Murilo Rangel que chegou batendo de chapa e acertou o ângulo de Fábio.
Mas o Cruzeiro conseguiu reagir rápido e empatou seis minutos depois. Após escanteio, Manoel subiu bem e cabeceou forte no meio do gol.
A partida estava movimentada e o Guarani quase fez o segundo logo na sequência em lance do atacante do Bugre que não pegou bem e a bola passou à frente do gol celeste. No minuto seguinte, o Cruzeiro respondeu com Pottker que acertou o travessão em boa cabeçada.
O Guarani novamente quase pulou na frente no placar em chute de Murilo Rangel que foi interceptado por Manoel. O gol estava aberto, mas o zagueiro celeste entrou na frente e impediu.
Contudo, a Raposa não conseguiu impedir a cabeçada de Pablo, que recebeu livre de marcação um cruzamento da esquerda e deslocou Fábio mandando no cantinho, aos 38 minutos.
Porém, mais uma vez, o Cruzeiro foi rápido na reação e empatou novamente seis minutos depois. Cáceres cruzou rasteiro para o meio da área, o goleiro espalmou e Pottker pegou o rebote estufando as redes no fim do primeiro tempo.
Gol sofrido no começo do 2º tempo, Pottker expulso e empate no fim
Na volta para o segundo tempo, uma cena curiosa. O árbitro Pathrice Wallace Corrêa Maia autorizou o começo da etapa final com o Cruzeiro com 10 jogadores. Falta o zagueiro Manoel que só entrou em campo quase um minuto depois.
Assim como no primeiro tempo, o Cruzeiro não acertava a marcação e levou o terceiro gol logo aos cinco minutos. Após boa troca de passes no setor ofensivo, o Guarani passou à frente no placar mais uma vez com Murilo Rangel.
Para piorar a situação do Cruzeiro na partida, Pottker levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O atacante, que havia sido advertido aos oito minutos, tentou proteger a bola de Bidu no meio-campo e levou o braço para trás. O jogador do Guarani valorizou e o árbitro entendeu que o atleta do Bugre foi atingido no rosto.
Apesar de ter um jogador a menos, o Cruzeiro continuou atacando e quase empatou em uma cobrança de falta de Filipe Machado que explodiu na trave.
A Raposa continuou em cima e foi premiada com o empate, aos 34 minutos. Patrick Brey cruzou na medida para Welinton que veio de trás e cabeceou firme no canto. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.
Cruzeiro 3 x 3 Guarani
Cruzeiro: Fábio; Cáceres, Manoel, Cacá e Patrick Brey; Ramon (Filipe Machado) e Jadsom Silva; Pottker, Régis (Welinton) e Airton; Sassá (Thiago). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Guarani: Gabriel Mesquita; Cristovam (Eliel), Victor Ramon, Walber e Bidu; Bruno Silva (Matheus Souza), Murilo Rangel (Marcelo) e Lucas Crispim; Renanzinho (Giovanny), Pablo e Bruno Sávio (Alemão). Técnico: Felipe Conceição
Motivo: 21ª rodada - Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 9 de novembro de 2020, segunda-feira, às 20h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Murilo Rangel (14’/1º, 5’/2º), Manoel (20’/1º), Pablo (38’/1º), Pottker (44’/1º), Welinton (34’/2º)
Cartão Amarelo: Pottker, Filipe Machado (Cruzeiro); Cristovam (Guarani)
Cartão Vermelho: Pottker (Cruzeiro)
Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)