Por Itasat
O Atlético terá que derrubar um tabu em seu próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro, se quiser melhorar o desempenho fora de casa e seguir lutando pela liderança da competição. Neste sábado, às 21h00, em São Paulo, na Neo Química Arena, o Galo visita o Corinthians pela 21ª rodada da Série A.
O alvinegro mineiro convive com uma escrita incômoda enfrentando o Corinthians fora de casa. Desde a inauguração da Arena do Timão, em 2014, o Atlético ainda não venceu jogando no estádio corintiano. Em seis jogos, a equipe paulista venceu quatro e outros dois encontros terminaram empatados.
Somado ao retrospecto ruim especificamente atuando na Arena, de modo geral, as últimas visitas do Atlético à capital paulista para enfrentar o Timão não são nada positivas. Desde 2013, quando bateu o Corinthians por 1 a 0, no Pacaembu, pela 8ª rodada do Brasileirão daquela temporada, o Galo não sabe o que é vencer os corintianos jogando como visitante no duelo.
Contraste como mandante e visitante
Os 35 pontos que o Atlético conquistou até os 20 jogos disputados pelo Brasileirão apresentam um contraste se desmembrados entre os desempenhos como mandante e visitante na competição.
Atuando em casa, o Galo é o melhor do Brasileirão, somando 26 pontos em dez jogos. Também invicto no quesito, a equipe venceu oito confrontos e empatou outros dois, com 25 gols marcados e apenas seis sofridos.
Já como visitante, o Atlético apresenta números bem inferiores, aparecendo na 11ª posição no quesito. Nos outros dez confrontos até o momento, o Galo saiu derrotado em sete oportunidades, obtendo apenas três vitórias. O saldo de gols, negativo de sete, ilustra bem como a equipe de Sampaoli precisa melhorar o desempenho fora de casa: 10 gols marcados e 17 sofridos.