Por Itasat
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atingiu a melhor avaliação no ranking do QS World University e chegou a 15ª colocação entre as melhores universidades da América Latina, na pesquisa que tem 410 instituições de ensino, 27 a mais em relação ao último levantamento. O levantamento foi publicado nessa quarta-feira (11).
A instituição subiu duas posições com relação ao levantamento de 2020. De acordo com o QS, a UFMG melhorou seu desempenho em três dos oito indicadores: impacto na web, citações por artigo e reputação entre empregadores. Em docentes com doutorado a universidade tem score máximo.
A UFMG ainda está na 651ª colocação no ranking mundial de universidades, que conta com 700 instituições. Em relação a colocação por áreas, a UFMG aparece na 151ª colocação, entre 200 universidades. No ranking de empregabilidade, a universidade mineira aparece na posição 301, entre 500.
O ranking de melhores universidade de América Latina é liderado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), seguida pela Universidade de São Paulo (USP), Tecnológico de Monterrey, Universidad de Chile e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), respectivamente.
Outro dado que vale destacar é que entre as 20 instituições mais bem posicionadas na pesquisa, sete são brasileiras: USP (2º), Unicamp (5º), UFRJ (9º), Unesp (12º), UFMG (15º), PUC-Rio (17º) e UFRGS (19º).