RR MÍDIA 3
Coperlidere
Estados Unidos

Trump admite, pela primeira vez, que pode não estar no cargo de presidente em breve

Essa foi a primeira declaração do republicano desde o anúncio da vitória de Biden

14/11/2020 09h48
Por:

Por Itasat

Nessa sexta-feira (13), pela primeira vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insinuou, mas sem admitir, a derrota para o democrata Joe Biden. Em uma coletiva sobre a pandemia da covid-19, Trump disse que “o tempo dirá” qual será o futuro governo. Essa foi a primeira declaração do republicano desde o anúncio da vitória de Biden. 

A vantagem de Biden para Trump ficou ainda maior nessa sexta-feira (13), quando agências, jornais e TVs projetaram a vitória do democrata em mais dois Estados, no Arizona e na Geórgia. O presidente venceu na Carolina do Norte, de acordo com as mesmas estimativas. Assim, o placar do colégio eleitoral ficou 306 a 232 para o democrata - curiosamente, o mesmo resultado registrado na eleição passada, só que a favor de Trump, contra Hillary Clinton.

A vitória do democrata, no entanto, já estava assegurada desde sábado, quando ele venceu Trump na Pensilvânia e alcançou a marca de 273 votos no colégio eleitoral, acima dos 270 necessários para vencer. Arizona e Geórgia foram Estados conquistados pelo republicano em 2016 e, ao lado de Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, marcaram as cinco viradas de Biden no colégio eleitoral deste ano.

No voto popular, o candidato democrata ultrapassou ontem os 78 milhões de votos - a maior votação da história de uma eleição presidencial americana. Trump teve até agora 72,7 milhões de votos, o que também seria um recorde, não fosse o desempenho de Biden.

Partidários de Trump voltam a se manifestar neste sábado em Washington contra a vitória de Biden nas eleições.