Por Itasat
O atacante Zé Eduardo vai se reapresentar na Toca da Raposa II nesta terça-feira. As conversas para o empréstimo do jogador ao América-RN esfriaram nos últimos dias, após os clubes não se acertarem quanto ao modelo da negociação. No último sábado, a Rádio Itatiaia conversou com o ex-presidente da equipe potiguar, Leonardo Bezerra, que reprovou a condição imposta pelo time celeste para o novo empréstimo.
O América-RN queria Zé Eduardo de volta, mas mantendo os 15% dos direitos econômicos como taxa de vitrine que foram cedidos quando o Cruzeiro solicitou o retorno do atacante, no fim de setembro. Desta forma, o clube celeste não aceitou.
Dentre as condições impostas pelo Cruzeiro para emprestar novamente Zé Eduardo estava: o América-RN bancaria 80% do salário do jogador (os outros 20% seriam por conta da Raposa) e o clube celeste retomaria os 15% dos direitos econômicos repassados à equipe potiguar. Além disso, o time estrelado poderia pedir o atleta de volta a qualquer momento.
Zé Eduardo está fora dos planos do técnico Luiz Felipe Scolari. Antes de voltar à Toca, o jogador estava emprestado ao América-RN, onde marcou cinco gols em cinco jogos. O retorno foi solicitado pelo clube celeste, que não podia registrar novos atletas na época e viu no jovem atleta a possibilidade de reforçar o time.
Contudo, desde que retornou ao Cruzeiro, Zé Eduardo foi acionado somente uma vez, ao entrar no fim da partida e atuar por 20 minutos contra o Oeste, em Barueri, pela 15ª rodada da Série B, que terminou empatado em 0 a 0.
Zé Eduardo ganhou prestígio com a torcida celeste ao marcar nove gols em dez jogos neste ano. No primeiro semestre, o atacante defendeu o Villa Nova no Campeonato Mineiro e marcou quatro gols em cinco partidas. Depois, foi cedido ao América-RN e balançou as redes cinco vezes em cinco duelos, sendo quatro pelo Campeonato Potiguar e um pela Copa do Brasil.
O atacante foi contratado para o time sub-20 do Cruzeiro no início de 2019, após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior atuando pelo Visão Celeste-RN. O contrato de Zé Eduardo com a Raposa foi ampliado recentemente e tem duração até janeiro de 2024.