Rodas
Chama!!!
Quality
Sicoob
Forte vidros
Loc moral 3
RR 2023 02
Gráfica
Pontual
Loc moral
Breno
Giro Luvas
Patente
Ótima
RR MÍDIA 3
Optima seguros
Ótica santa luzia
Ramses
Progresso

Fifa anuncia regras de proteção aos direitos das jogadoras na maternidade

Regras devem entrar em vigor no dia 1º de janeiro de 2021

19/11/2020 10h40
Por:

Por Itasat

A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (19), que as jogadoras vão ter os direitos na maternidade salvaguardados na nova regulamentação.

A entidade que comanda o futebol mundial explicou que as novas regras vão permitir às atletas o direito de, pelo menos, 14 semanas de licença de maternidade, remuneradas a dois terços do salário base. Mas, as federações nacionais terão liberdade para impor condições mais vantajosas.

"A ideia é proteger as jogadoras antes, durante e após o parto. O clube ficará obrigado a reintegrar as jogadoras e lhes proporcionar todo o suporte médico necessário", explicou a Fifa.

Qualquer clube que rescinda o contrato de trabalho com uma jogadora durante a gravidez será obrigado a pagar uma compensação e uma multa, podendo ainda ficar impedido de contratar novas atletas durante um ano.

As novas regras são vistas como mais um passo em direção ao profissionalismo no futebol feminino e deverão ser aprovadas durante a próxima reunião do Conselho da Fifa, no próximo mês, e entrar em vigor no dia 1.º de janeiro de 2021.