Ramses
Chama!!!
Rodas
RR 2023 02
Breno
Ótima
Ótica santa luzia
Giro Luvas
Patente
Forte vidros
Pontual
Loc moral 3
Quality
Gráfica
RR MÍDIA 3
Sicoob
Loc moral
Optima seguros
Disparada de casos

Laboratório cita aumento de 30% na procura por exames de covid-19 em Minas Gerais

O aumento dos testes tem se refletido em alta dos casos

20/11/2020 10h14
Por:

Por Itasat

Há aumento na procura de exames para covid-19 em Minas Gerais. Apenas no laboratório Hermes Pardini, houve 30% de alta na demanda de outubro para novembro do exame RT-PCR, considerado padrão ouro no diagnóstico do vírus. Conforme o laboratório, também chama atenção a taxa de exames com resultado positivos. 

Enquanto no início da pandemia, em março, a porcentagem de positivos era de aproximadamente 8%, em julho, no auge da pandemia no estado, este valor subiu para 25%. Nos últimos dias havia se estabilizado entorno de 15%. Contudo, chegou a 20% nos últimos dias. 

O aumento dos testes tem se refletido em alta dos casos, o que já preocupa profissionais da área da saúde. Enfermeiros já relatam aumento de pelo menos 30% na demanda de pacientes com casos suspeitos e confirmados de covid-19. 

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais, Anderson Rodrigues cita que “Os trabalhadores estão preocupados porque muitas vezes s próprios protocolos de segurança não estão sendo cumpridos”. 

Outro ponto ressaltado pelo representante da entidade são as demissões de funcionários preparados para lidar com a covid-19. “A procura hoje está maior, mesmo com essa situação de baixa de leitos. Lógico, não está como há quatro meses, mas está aumentando e estamos com medo de nova sobrecarga nos hospitais”, completa.