Por Itasat
Enquanto a Assembleia Legislativa de Minas aguarda mais duas assinaturas para completar as 26 necessárias para que seja apresentado o requerimento para abertura da CPI, uma Comissão Externa da Câmara Federal, segundo o deputado Rogério Correia (PT), vai acompanhar que está sendo construído com a Vale para reparação de danos provocados pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
"É preciso saber o que está envolvido nesse acordo, pois a Vale foi responsável por um crime que tirou a vida 270 pessoas, poluiu completamente um rio, devastou a natureza e ela não pode simplesmente querer pagar o mínimo às famílias e ao povo que ela deu esse nome prejuízo ", disse.
Agenda
A próxima audiência para a construção do acordo com a Vale para reparação de danos provocados pelo rompimento da Barragem em Brumadinho será no dia 09 de dezembro, justamente o primeiro dia de trabalho oficial do novo procurador geral do Ministério Público, Jarbas Soares Júnior, à frente do cargo.
O procurador, que teve o nome anunciado ontem à noite pelo governador Romeu Zema, toma posse no próximo dia 04, uma sexta-feira.
Como dia 8 de dezembro, terça-feira é feriado e o Ministério Publico Estadual vai emendar a segunda-feira, conforme já comunicou aos servidores da instituição, o procurador-geral já assume tendo um primeiro compromisso extremamente aguardado e polêmico, já que o acordo, que nem foi fechado, é alvo até de um requerimento para a criação de uma CPI na Assembleia Legislativa.