RR MÍDIA 3
Coperlidere
Viver bem

Fim de festas, hora de desintoxicar o organismo

Colocar a alimentação saudável em dia

02/01/2020 09h55
Por:
 

Após as festas do fim de ano, com muita comida calórica, doces e também bebidas alcoólicas, um dos desafios de agora para frente é colocar a alimentação saudável em dia. Mesmo quem tem muita disciplina costuma extrapolar, mas, segundo Ázula Narayama, nutricionista, uma forma de compensar os excessos é buscar alimentos mais frescos para ajudar na limpeza do corpo. “É acordar sabendo que precisamos voltar a nossa rotina de atividade física e alimentação saudável”, explica.

Entre as estratégias para limpar o organismo, a profissional destaca o famoso suco detox simples. “Assim que você levantar da cama, bata no liquidificador uma maça com casca, um limão espremido, uma folha de couve ou um pouco de hortelã, gengibre fresco a gosto e 200ml de água de côco. Esse suco vai ajudar o seu corpo a ir limpando a máquina, fazendo com que o seu metabolismo funcione da melhor forma possível e que tudo o que você fez ao longo desses dias de festa não atrapalhe o rendimento no seu dia”, afirma.

A hidratação também é fundamental . O ideal, segundo Ázula, é beber pelo menos 2,5 litros de água durante o dia para ajudar o corpo a ir eliminando todas as toxinas que foram acumuladas com o consumo de gorduras saturadas e açúcares em excessos. “Outra dica que eu costumo dar é tentar diminuir o consumo de carne vermelha durante os próximos 2 ou 3 dias, porque, assim, a gente ajuda o nosso corpo a se limpar”, garante a nutricionista. 

Os tradicionais chás também são importantes neste momento em que as pessoas desejam voltar à rotina saudável. “Os chás de erva doce, de hortelã, chá verde e chá mate vão ajudar na limpeza do corpo. Outra dica importante é evitar consumir doces e gorduras saturadas, como bolachas e outros alimentos industrializados”, explica.

Agora, se você exagerou na bebida alcoólica, além dos chás já citados, a nutricionista orienta consumir verduras de cor verde escura, como brócolis, couve, espinafre e acelga.