Por Itasat
O Cruzeiro paga caro pela má campanha como mandante no Campeonato Brasileiro Série B. A Raposa, que ocupa a atual 16ª colocação na competição, somou apenas 16 pontos em 13 jogos disputados no Mineirão. O baixo aproveitamento como mandante é um dos grandes empecilhos para a equipe celeste conquistar o principal objetivo desta temporada: conseguir o acesso à elite do Brasileirão.
Prova disso é que o Cruzeiro estaria no G4 da Série B se tivesse conquistado metade dos pontos que desperdiçou em casa. A Raposa perdeu 23 pontos como mandante, ao sofrer cinco derrotas e empatar outras quatro partidas. Com 12 pontos somados, somado aos 28 que atualmente acumula, a equipe celeste alcançaria 40 pontos, mesma pontuação do Juventude, atual quarto colocado.
Em entrevista coletiva após mais uma derrota sofrida em casa, para o Confiança, na última sexta-feira (27), o técnico Luiz Felipe Scolari salientou o baixo aproveitamento do Cruzeiro como mandante. Segundo Felipão, o Cruzeiro vai "penar" para criar um ambiente favorável para engatar resultados positivos no Mineirão.
“Nós perdemos, desde o início do campeonato até agora, uns 20, 22 pontos, 23 pontos em casa. A gente trabalha, mas não é de um dia para o outro. Muitas vezes é o sistema que o jogador enfrenta no campo, porque acredita que, por ser o Mineirão, terá mais possibilidades (de vencer), não é assim. Não existe público, não adianta nada. Vamos trabalhando, na medida do possível, para melhorar esse aspecto. Não vai ser de um dia para o outro e nem, acredito eu, no final desta temporada. Vamos penar um pouco para montar uma situação para que a gente possa jogar aqui e realmente fazer uso da nossa casa”, projetou.
Contraste como mandante e visitante
Os 28 pontos que o Cruzeiro conquistou nos 24 jogos disputados pela Série B até o momento, se desmembrados, comprovam o contraste entre os desempenhos como mandante e visitante na competição.
Atuando fora de casa, o Cruzeiro é o quarto melhor visitante, somando 18 pontos em 11 jogos. A equipe venceu cinco confrontos, acumulou três empates e foi derrotada em mais outras três oportunidades. O aproveitamento do time celeste jogando longe de casa é de 54%.
Já como mandante, a Raposa apresenta números bem inferiores, aparecendo na 16ª posição no quesito. Em 13 confrontos até o momento, o Cruzeiro saiu derrotado na maioria das oportunidades jogando no Mineirão. São cinco derrotas, quatro empates e quatro vitórias. O aproveitamento da equipe jogando em Belo Horizonte é de 41%.