RR MÍDIA 3
Una total
Expectativa

Secretário diz que Governo de MG ainda não tem solução pra quitar todo 13º salário de 2020

Administração estadual espera buscar na Assembleia Legislativa alternativas para conseguir efetuar o pagamento

01/12/2020 10h15Atualizado há 5 anos
Por:

Por Itasat

O deputado Sargento Rodrigues (PTB) cobrou do secretário de Governo de Minas, Igor Eto, na noite dessa segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa, que o Executivo faça o pagamento integral do 13º salário a todos os servidores públicos estaduais ainda neste ano, conforme determina a lei.  

O secretário afirmou que é uma prioridade do governador, mas que o estado ainda busca soluções. “O governador Romeu Zema anunciou, na semana passada, após, se não me engano, três anos, que parte dos servidores vão receber seu 13º no ano corrente. O anuncio estabelece que até o dia 23 de dezembro todos os servidores vão receber até R$ 2 mil do seu 13º, o que implica dizer que 40% dos servidores de Minas receberam na sua integralidade 13º do ano de 2020”, afirma o secretário.  

O secretário alega que a dificuldade de realizar o pagamento no prazo se deve as dívidas deixadas pelo governo anterior. “O correto é pagar integralmente dentro do ano corrente, mas essa é a realidade do estado de Minas Gerais, que vem se arrastando já alguns anos. O atual governo tem tentado encontrar soluções. Ainda temos uma situação muito delicada no nosso estado e infelizmente conseguir pagar na integralidade 40% apenas dos servidores do nosso estado hoje é motivo de celebração”, acredita. 

O governo espera buscar na Assembleia alternativas para conseguir quitar o 13º vencimento dos trabalhadores do estado. “Nesse momento, estamos em busca de alternativas de remanejamento de orçamento e de projeto de lei que estão tratando aqui na própria Assembleia Legislativa”, garante.

O secretário de Governo Igor Eto participou da edição desta quinta-feira do “Assembleia Fiscaliza”, que é uma sabatina realizada por deputados estaduais com secretários do Governo de Minas. Hoje foi o último dia da edição para prestação de contas sobre as ações adotadas durante a pandemia coronavírus.