Por Itasat
O técnico Luiz Felipe Scolari ficou satisfeito com a vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o América, no clássico desta quarta-feira, no Independência, pela 25ª rodada da Série B do Brasileirão. Após um dia turbulento vivido nos bastidores da Raposa, o treinador dedicou o triunfo ao supervisor administrativo Benecy Queiroz.
“Esse jogo de hoje foi importante para nós porque algumas coisas aconteceram no nosso âmbito dentro do Cruzeiro. Queríamos oferecer essa vitória de hoje ao Benecy Queiroz, que é uma lenda, uma pessoa maravilhosa dentro do Cruzeiro. Algumas pessoas parece que se esqueceram que o Benecy Queiroz tem 50 anos de Cruzeiro e representa o Cruzeiro. É o nosso representante. A vitória de hoje é para ele”, declarou Felipão ao encerrar a entrevista coletiva.
Benecy foi acusado pelo ex-superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Cruzeiro, o deputado estadual Léo Portela (PL), de liderar um esquema de desvio de materiais esportivos de dentro do clube. A denúncia foi feita na noite de terça (1º), em live no canal Somos Gigantes, no YouTube.
"Conseguimos chegar até o cabeça desse esquema. Quando encontramos um nexo causal que chegava às portas do Benecy, isso (a investigação) foi tirado de mim. Enxergamos claramente, com toda a materialidade possível, um esquema pesado de roubo de material no Cruzeiro. Chegava até a responsabilidade de Benecy, porque no mínimo haveria a chamada culpa in vigilando, que é a culpa do Benecy por ele não ter vigiado da maneira correta algo que estava sob sua responsabilidade", relatou.
Já na manhã dessa quarta-feira (2), Portela disse, à rádio 98 FM, que tem “provas robustas” de que “havia escoamento de material do clube”.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com Benecy Queiroz, mas ele informou que “dentro das normas atuais, qualquer entrevista só pode ser dada por meio da assessoria de imprensa”.
Mais tarde, contudo, em entrevista ao GloboEsporte.com, Benecy atacou Léo Portela e disse que irá acioná-lo na Justiça. "Não sou picareta tipo esse Léo. Isso é um vagabundo. Vou acioná-lo criminalmente para ele provar as declarações desastrosas sobre a minha pessoa. Um cara que nunca serviu ao Cruzeiro em nada", disse.
Benecy reforçou que nunca teve conhecimento sobre os desvios: "Se eu tivesse ciência (dos desvios dos materiais), eu imediatamente teria tomado todas as providências. Não sou conivente com irregularidades de quem quer que seja. A minha vida foi sempre pautada pela transparência e lealdade e seriedade profissional. Eu tenho 45 anos de serviços prestados".
Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, também rebateu a declaração de Portela dizendo não haver provas robustas de suposto esquema e que a fala do deputado “não merece muito crédito”.
Com a vitória sobre o América no clássico, o Cruzeiro ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento. O time celeste subiu para o 15º lugar, com 31 pontos, abrindo sete de vantagem para o Náutico, primeiro time no Z4 da Série B.