Por Itasat
Torcedores do América criaram nesta quinta-feira um abaixo-assinado virtual pedindo a profissionalização da arbitragem brasileira. O movimento dos americanos foi criado após o polêmico pênalti favorável ao Cruzeiro no clássico dessa quarta-feira (2), que terminou com vitória da Raposa por 2 a 1. Além do lance no Independência, os torcedores do Coelho também reclamam de supostos erros dos árbitros nos últimos jogos da equipe.
No lance, o árbitro do jogo, Dewson Fernando Freitas da Silva, marcou pênalti para o Cruzeiro, depois que Pottker caiu na área em disputa de bola com Messias. Os jogadores do América reclamaram muito e o técnico Lisca acabou expulso, após Sobis converter a cobrança e colocar a Raposa na frente no placar.
No abaixo-assinado, os americanos não fazem menção direta ao lance ocorrido no Independência, mas, sim, reclamam de "erros gritantes de arbitragem (com ou sem VAR) serem o foco do debate sobre as partidas".
"São, às vezes, os erros, para não cometer nenhuma injustiça, que definem os resultados de partidas e campeonatos, afetando planejamentos e resultados de equipes país afora. Com certeza, seu time já foi prejudicado assim. Se você concorda com essa ideia, assine a petição, vamos medir o tamanho da indignação dos torcedores e mobilizar atenção para a pauta", completa o texto do abaixo-assinado.
Presidente alega sucessivos erros
Em entrevista, após o clássico dessa quarta, o presidente do América, Marcus Salum, disse que o Coelho já foi prejudicado em outros quatro jogos na Série B, quando teve gols anulados pela arbitragem. O mandatário disse que já procurou o chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, mas nada é feito.
“Tem alguma coisa esquisita. Já procurei o Gaciba junto com o presidente da Federação. Roubaram a gente contra a Ponte Preta, prejudicaram contra o Cuiabá, contra o Oeste, contra o Juventude. O futebol é coisa séria. A denúncia desta vez será muito maior porque nós temos que saber por que esse juiz veio aqui fazer isso. Alguma coisa tem, não é possível”, frisou.
"Acho que nós vamos ter que conversar acima do Gaciba, vamos ter que ir ao presidente da CBF e pedir uma providência. São cinco jogos seguidos”, finalizou.