Com apenas sete anos de idade, Blue Ivy, filha de Beyoncé e Jay-Z, já é alvo de críticas pela sua aparência. Desta vez, jornalistas de dois veículos renomados na imprensa norte-americana publicizaram suas opiniões negativas sobre o rosto da criança no Twitter.
Uma foto da festa de ano-novo do casal de cantores, em que Blue Ivy aparecia com a mãe e a rapper Megan Thee Stallion, começou a repercutir na quarta-feira (1). Enquanto grande parte das reações fazia referência ao quanto Blue havia crescido, ela não foi poupada de comentários sobre seus traços e sua aparência.
Um crítico de cinema da Vanity Fair, K. Austin Collins, comentou sobre a semelhança de Blue com seu pai: “Tenho a sensação de que os genes do rosto de Jay-Z estão prestes a atingir a Blue Ivy e eu sinto muito por ela”. Em resposta, uma jornalista da Harper’s Magazine, Violet Lucca, ironizou e insinuou que os a criança já se parece muito com o pai.
O crítico respondeu, deixando ainda mais claro que ter os traços de Jay-Z é algo negativo. “Você está certa, mas ela é sortuda – se acontecer agora ela com certeza vai superar isso. Terminar cedo a fase de patinho feio”. Lucca rebateu: “Ou ela apenas fará uma cirurgia plástica aos 16 como Kylie Jenner e todos nós teremos que fingir que ela sempre foi assim… Eu não posso me permitir sentir muita pena dos incrivelmente ricos!”.
Os tuítes viralizaram e os usuários criticaram os jornalistas pelo comportamento preconceituoso e apontaram o racismo e a misoginia nos comentários. “Ele insultou uma criança e ela responde com uma piadinha sobre cirurgia plástica. Ele trabalha para a Vanity Fair e ela para a Harper’s, se você já ponderou sobre a influência da mídia e a misoginia contra negras”, comentou a escritora Mikki Kendall.
“Não tem nada inofensivo em insultar os traços de uma criança, não importa se seus pais são famosos ou não. Não há valor em colorismo, anti-negritude ou tentar fingir que classe é uma justificativa para atacar uma criança de 7 anos”, completou ela.
K. Austin Collins e Violet Lucca logo se manifestaram sobre a situação. O crítico de cinema pediu desculpas pela “brincadeira”: “Me desculpem pelo tweet da Blue Ivy – piada ruim, e meninas negras em particular merecem mais”.
Enquanto isso, a jornalista respondeu com comentários ácidos e não pareceu se arrepender. “Desculpe, eu estava limpando meu apartamento enquanto isso viralizava… Então, eu disse algo ousado e fui chamada de feia, velha e racista”. Em outro tuíte, ela completou: “Eu não estou bancando a vítima. Desculpe por insultar a filha de Beyoncé, sugerindo que ela possa fazer uma cirurgia plástica algum dia, como fazem muitos filhos de pessoas famosas”.