Por Itasat
A Justiça russa reduziu de 12 para 3 anos a pena do motorista Robson Nascimento de Oliveira, de 48 anos. A pena de 12 anos de prisão foi pedida pela promotoria. Com a decisão da Justiça, o brasileiro, que já cumpriu 1 ano e nove meses, poderá deixar a cadeia em 1 ano e 3 meses.
No entanto, a luta do brasileiro pela liberdade ainda pode ter nova reviravolta, já que a promotoria vai recorrer da decisão. Somente após a avaliação do recurso por um juiz de segunda instância é que processo de transferência de Robson para o Brasil poderá começar, conforme previsto na legislação do país.
Robson Nascimento de Oliveira era motorista do volante Fernando, ex-seleção brasileira e que atuava no futebol russo. Ele foi considerado culpado por contrabando e tentativa de tráfico de drogas por ter levado para a Rússia duas caixas do remédio Mytedom 10mg comprados pela família do jogador. Robson não sabia dos medicamentos. O verdadeiro dono dos remédios, proibidos na Rússia, é William Pereira de Faria, sogro de Fernando. Ele nunca prestou depoimento sobre o caso.
A pena máxima era de 25 anos de prisão, mas a juíza considerou dois anos e seis meses para o crime de contrabando e o mesmo tempo pela tentativa de tráfico. A sentença ficou em três anos em razão de a lei russa estabelecer redução de um terço da segunda pena, na soma com outra.
“Só tenho a dizer que estou super, mega feliz. Agora mais do que antes ele estará de volta ao Brasil e com a família dele. Estou com pensamentos positivos desde janeiro, disse a mulher de Robson, Simone Barros”, ao portal GE.