RR MÍDIA 3
Coperlidere
Bento Albuquerque

Ministro de Bolsonaro deve vir a Minas na semana que vem para fazer diagnóstico do Lago de Furnas

Represa foi criada para geração de energia elétrica e tem mais de 30 cidades no entorno

11/12/2020 10h04
Por:

Por Itasat

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deve vir a Minas Gerais no início da semana que vem e, provavelmente, visitará o Sul de Minas. O governo federal pretende iniciar um diagnóstico sobre o nível da água no Lago de Furnas, represa criada para geração de energia elétrica e que tem mais de 30 cidades no entorno.

Nessa quarta-feira (9), foi promulgada, pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Agostinho Patrus (PV), uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que, além de tornar o reservatório uma área de conservação, altera o nível mínimo de água em Furnas, o que significa que o reservatório não pode chegar a níveis tão baixos que impossibilitem o uso dessa represa para o turismo, a agricultura e a piscicultura, por exemplo.

No entanto, segundo o deputado Professor Cleiton (PSB), que é o autor e primeiro signatário da PEC, a viabilização da mudança feita na Constituição mineira precisa de planejamento do governo federal, que é o responsável pela represa.

“Temos o período das cheias e, consequentemente, este prazo para enchimento dos lagos é o prazo que nós precisamos para se mudar a outorga que Agência Nacional das Águas hoje detém”, disse o deputado.