Por Itasat
O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estará em Minas Gerais nesta segunda-feira para iniciar um diagnóstico sobre o nível de água no Lago de Furnas, no Sul de Minas, represa criada para geração de energia elétrica, que atende 34 cidade e mais cerca de 500 mil pessoas. A informação é do deputado federal Diego Andrade (PSD).
Na última semana, foi promulgada na Assembleia Legislativa de Minas, pelo presidente Agostinho Patrus (PV), uma proposta de emenda constitucional (PEC) que, além de tornar o reservatório uma área de conservação, altera o nível mínimo da água em Furnas. Isso significa que o reservatório não pode chegar a níveis que impossibilitem o uso dessa represa para o turismo, a agricultura e a piscicultura, por exemplo.
No entanto, segundo o deputado Professor Cleiton (PSB), primeiro signatário da PEC, a viabilização da mudança feita na constituição mineira precisa de planejamento do governo federal, que é o responsável pela represa de Furnas.
Visita do presidente
Já o presidente da República, Jair Bolsonaro, deve vir a Minas Gerais na próxima quinta-feira (17). Ele deve ir a cidade de Salto da Divisa assinar a liberação de recursos para o asfaltamento da BR-367, rodovia que liga Minas Gerais ao litoral do nordeste do Brasil.