Por Ascom Prefeitura
Sete Lagoas foi case durante o 1º Encontro Empresarial de Tiradentes, realizado no último dia 8 de dezembro, na cidade de Tiradentes. Atendendo a um convite do Sebrae e da Associação Empresarial de Tiradentes (Asset), a secretária adjunta de Turismo de Sete Lagoas, Cláudia Elane, e o vice-presidente do Grupo Uai de Hotéis e Pousadas de Sete Lagoas, Thauan Corrêa, falaram sobre cooperação empresarial, estratégias integradas de atuação e place branding.
Desde sua criação, em 2017, o Grupo Uai sempre contou com o apoio e a parceria da Prefeitura de Sete Lagoas. A ação mais recente foi a criação da lei municipal que instituiu uma marca para o município, que contou com votação popular, em agosto deste ano. "Levamos o nome de Sete Lagoas e região a esse destino turístico consolidado para apresentar algumas das ações realizadas a partir da cooperação, articulação e parceria para o desenvolvimento turístico entre o UAI Hotéis, Sebrae, ACI e Prefeitura e que já agrega outros parceiros, como Sicoob, Awake, CDL, Conversus, ACTG, entre vários outros, reforçando assim que seguimos no caminho certo", comenta Cláudia Elane.
Para o vice-presidente do Grupo Uai, Thauan Corrêa, trata-se do reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado com sucesso. "Focamos na sensação de pertencimento, de amar a cidade, de termos um associativismo forte. Temos que nos unir, não só a cidade, mas a região. Precisamos melhorar nossos serviços, treinar nossos funcionários. Quando se entende a importância do cooperativismo, isso é maravilhoso. Ainda estamos começando, mas estamos no caminho certo", afirma.
Thauan Corrêa ressalta ainda a parceria com o setor público, tanto a Prefeitura quanto a Câmara Municipal. "Esse fácil diálogo é um dos responsáveis pelo sucesso das nossas ações. Desde a rápida aprovação da lei da marca da cidade, passando pelo projeto de place branding, em parceria com Sebrae e Sicoob Credisete e as demais entidades, além do trabalho incansável de todos os membros do Grupo UAI", aponta o vice-presidente do grupo.
Não é a primeira vez que Sete Lagoas participa ou mesmo realiza eventos com este objetivo. Entre 2018 e 2020, a cidade compartilhou ideias e projetos com grupos e instituições de Patos de Minas, Unaí, Arinos, Alter do Chão/Santarém (PA), Parque do Ibitipoca, Tiradentes, Ipatinga, Gramado (RS), Pomerode (SC) e Florianópolis (SC). "É um movimento que reverbera em outros segmentos do município e da região. Exemplo de que o poder público entendeu seu papel nesse processo e seu efeito multiplicador", completa Cláudia Elane.