Ótima
Ótica santa luzia
Breno
Optima seguros
Loc moral
Gráfica
Ramses
Pontual
RR 2023 02
Patente
Giro Luvas
Quality
Loc moral 3
Chama!!!
RR MÍDIA 3
Forte vidros
Rodas
Sicoob
Imunização

Covid-19: enfermeira de Nova York é primeira vacinada nos Estados Unidos

A primeira imunizada é a enfermeira de UTI Sandra Lindsay

14/12/2020 13h26
Por:

Por Itasat

Começou nesta segunda-feira (14), a campanha de vacinação contra o novo coronavírus nos Estados Unidos. A primeira imunizada é a enfermeira de UTI Sandra Lindsay, do Long Island Jewish Medical Center, hospital situado no bairro do Queens, em Nova York, epicentro da pandemia no país.

A aplicação da vacina ocorreu pouco depois das 9h (horário local) e foi exibida ao vivo, em transmissão com participação do governador Andrew Cuomo. "Estamos vendo a luz no fim do túnel, mas temos de continuar usando máscara e mantendo distanciamento social", disse Lindsay.

Essa primeira fase da campanha é feita com o imunizante desenvolvido pela empresa alemã Biontech e pela multinacional americana Pfizer, o único aprovado para uso emergencial nos EUA até o momento.

A eficácia máxima - 95%, segundo resultados da terceira fase de ensaios clínicos - é garantida com a aplicação de duas doses com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda.

"Primeira vacina aplicada. Parabéns, EUA! Parabéns, mundo", comemorou o presidente Donald Trump no Twitter. Os medicamentos são transportados em caixas térmicas contendo gelo seco e capazes de manter -70ºC, temperatura necessária para garantir sua eficácia.

O governo federal recomendou que a vacinação comece por trabalhadores da saúde e residentes de asilos, mas a definição dos grupos prioritários cabe aos estados.

Além dos EUA, Reino Unido, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita e México já aprovaram o uso emergencial da vacina da Biontech e da Pfizer.

Os Estados Unidos têm 16,3 milhões de casos e cerca de 300 mil mortes na pandemia e vêm registrando consecutivos recordes diários de contágios e óbitos nas últimas semanas.