RR MÍDIA 3
Coperlidere
2 a 0

Galo vence o Coritiba no Mineirão e se mantém na briga pela liderança do Brasileirão

Atlético encontrou muita dificuldade para superar a retranca, mas venceu e manteve sonho do título vivo

27/12/2020 09h29
Por:

Por Itasat

O Atlético sofreu, mas conseguiu vencer o Coritiba por 2 a 0 na tarde deste sábado, no Mineirão, em duelo da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lento no ataque e sem criatividade no meio na maior parte da partida, o Galo encontrou dificuldade para superar a retranca do rival e também passou aperto com os contra-ataques do Coritiba, especialmente nas costas do lateral-direito Guga. O alívio veio graças a uma jogada individual do meia Hyoran, que marcou um golaço aos 20 minutos da etapa final e abriu o caminho para o triunfo. Sacha, que entrou no fim da partida, fez o segundo.

Apesar de não esconder as deficiências do time, a vitória deixa o Atlético com 49 pontos, na vice-liderança provisória do Brasileirão.

Primeiro tempo

Com uma escalação bastante ofensiva, o Atlético dominou as principais ações do primeiro tempo, criou oportunidades, mas também encontrou muita dificuldade para superar a retranca armada pelo rival e sofreu com os contra-ataques.

Logo aos 3 minutos, Hyoran cobrou falta e acertou o travessão de Wilson. Com três meias, o Galo jogava no campo de ataque, mas a retranca do Coxa conseguia tirar um pouco da velocidade do time alvinegro.

Na base da pressão, o Atlético chegou com perigo aos 11 minutos. Após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou para Vargas cabecear, mas Wilson espalmou para escanteio.

Sem conseguir abrir o placar, o Atlético quase foi surpreendidos em contra-ataques do Coxa, principalmente explorando as costas do lateral-direito Guga. No primeiro, aos 19 minutos, Giovanni Augusto saiu cara a cara com Everson, mas bateu fraco e o goleiro atleticano defendeu. No segundo, Matheus Galdezani finalizou para fora após receber cruzamento de Giovanni Augusto.

Nessa altura da partida, o Galo já tinha perdido o argentino Zaracho, que saiu machucado para entrada de Calebe, aos 19 minutos. 

Bem armado no setor defensivo, o Coritiba já não sofria mais a pressão inicial e passou a gostar do jogo. Aos 37, Giovanni Augusto quase marcou. Ele recebeu nas costas de Guga, dominou e bateu colocado, tirando tinta da trave. O Galo ainda chegou duas vezes, mas o goleiro Wilson defendeu um bom chute de Keno e uma cabeceada de Vargas. 

Pressão

A etapa final começou com a mesma estratégia inicial do duelo: Galo no ataque e Coxa na defesa, esperando o momento para contra-atacar. Apesar da postura ofensiva, o Atlético não conseguiu criar chances claras de gol. Tocava a bola de lado e cruzava na área, facilitando o trabalho da defesa do Coxa. Tanto que a primeira chance de gol foi do Coritiba, aos 10 minutos. O zagueiro Rhodolfo subiu o sozinho na área e cabeceou para fora.

Com o passar dos minutos, a partida ficou perigosa para o Atlético que, sem repertório no ataque, não conseguia fazer a recomposição na defesa. O cenário começou a mudar aos 20 minutos, graças a uma jogada individual de Hyoran. Ele recebeu passe no lado esquerdo do ataque, ajeitou e, de dentro da área, colocou a bola com maestria na gaveta de Wilson. Golaço! OUÇA AQUI!

O Coritiba não se entregou e foi em busca do empate. Aos 30, Robson recebeu livre na direita e bateu cruzado. Everson tirou com as pontas dos dedos para escanteio, salvando o Galo. 

O gol do alívio veio aos 37 minutos, com o atacante Eduardo Sasha. Ele tinha acabado de entrar, ganhou uma disputa de bola na área a bateu no cantinho para ampliar o placar.  Mais tranquilo em campo, o Galo criou mais chances para ampliar, mas o placar ficou mesmo 2 a 0.

Próximos jogos

Como o jogo contra o Santos foi adiado em razão da Libertadores, o Atlético volta a campo somente no dia 11 de janeiro, contra o Bragantino, no interior de São Paulo. Já o Coxa fará o duelo dos desesperados contra o Goiás, no dia 6 de janeiro, no Couto Pereira.

Ficha técnica

Atlético: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Matías Zaracho (Calebe, 14/2°T, depois Alan Franco, 17/2°T), Nathan (Eduardo Sasha, 36/2°T) e Hyoran; Savarino, Keno e Eduardo Vargas (Igor Rabello, 36/2°T). Técnico: Jorge Sampaoli

Coritiba: Wilson; Natanael, Rhodolfo, Sabino e Jonathan; Matheus Sales (Matheus Bueno, no intervalo), Matheus Galdezani, Hugo Moura (Pablo Thomaz, 32/2°T) e Giovanni Augusto; Rafinha (Robson, 28/2°T) e Neilton (Cerutti, 32/2°T).Técnico: Pachequinho

Gols: Hyoran, aos 20/2°T; Eduardo Sasha, aos 37/2°

Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Data e horário: sábado, 26 de dezembro, às 17h

Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)

Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)

VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)