RR MÍDIA 3
Coperlidere
Muita atenção!

Praticamente sem acesso, Cruzeiro pode voltar a ser assombrado pelo Z4 ao fim da rodada

Diferença para o primeiro time da zona de rebaixamento pode ficar em apenas três pontos

30/12/2020 09h09
Por:

Por Itasat

Com o empate por 0 a 0 com o Cuiabá, no Independência, provavelmente o Cruzeiro passará o ano do centenário na Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, além de digerir a frustração por não conseguir voltar à Série A em 2021, o time celeste terá que se preocupar novamente com o fantasma da queda para a Série C, que pode “bater à porta” mais uma vez nas rodadas finais, apesar de a matemática apontar que o risco é quase nulo.

O resultado desta terça-feira manteve o Cruzeiro na 11ª posição, com 41 pontos. De acordo com o departamento de matemática da UFMG, o time tem 0,87% de risco de cair para a Série C. Mas a Raposa completou o quarto jogo sem vencer na competição e pode ver os adversários da parte de baixo da tabela se aproximarem de novo. Dependendo do que fizerem as equipes que vêm atrás, a equipe celeste pode ficar a apenas três pontos do Z4 já ao fim desta rodada.

Com seis pontos a menos que a Raposa, o Náutico é a primeira equipe dentro do Z4, mas ainda não atuou nesta rodada, assim como o Figueirense, que também soma 35 pontos e está logo à frente, na 16ª colocação, fora da zona da degola. Em 15º, o Vitória tem 36 e também entrará em campo.

Em ascensão nos últimos jogos, o Náutico está invicto há cinco partidas (três vitorias e dois empates). Na segunda-feira (4), o time pernambucano faz a partida que fecha a 32ª rodada, fora de casa, contra o Confiança, que está em queda livre e vem de cinco derrotas consecutivas na Série B.

Já o Figueirense, também fora de casa, tem pela frente no sábado (2) o lanterna Oeste, que está praticamente condenado ao rebaixamento à Terceira Divisão em 2021. O alento para o Cruzeiro é que a equipe paulista tem reagido e vem de uma vitória e um empate.

O Vitória, por sua vez, tem um confronto mais equilibrado contra o Operário no domingo (3), em Salvador. 

Expostas as situações de cada time que vem atrás do Cruzeiro na tabela de classificação, a Raposa manterá a distância para o Z4 ao fim da rodada caso Náutico ou Figueirense perca. Se ambos pontuarem (empatando ou vencendo), a diferença cairá para cinco (41 a 36). A vantagem poderá ser reduzida a três pontos somente se pernambucanos e catarinenses vencerem (iriam para 38) e o Vitória também ganhar o seu compromisso (chegaria a 39).