RR MÍDIA 3
Coperlidere
Pandemia

Vacinas salvarão vidas, mas irão demorar meses para diminuir transmissão da covid-19, diz OMS

Organização ressaltou que aplicação de vacinas tem sido desigual pelo mundo

09/01/2021 09h47
Por:

Por Itasat

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é cautelosa sobre os efeitos da vacinação nas curvas de infecção pela covid-19, indicando que os resultados devem aparecer apenas dentro de alguns meses. A vacina salvará vidas de pessoas mais vulneráveis, mas irá demorar ao menos seis meses para diminuir a transmissão", afirmou nesta sexta-feira (8), o consultor sênior da OMS, Bruce Aylward, em entrevista coletiva.

A recomendação do órgão é que os cuidados na transmissão permaneçam e que as populações sigam as restrições locais de mobilidade.

Outro ponto que preocupa é a equidade na distribuição de imunizantes. "Nenhum dos países mais pobres do mundo está vacinando, e há pessoas idosas e trabalhadores de saúde em todo o mundo", afirmou Aylward, que pediu mais recursos para a distribuição.

Em pergunta sobre a decisão iraniana de banir vacinas produzidas pelos Estados Unidos e o Reino Unido, o diretor executivo da OMS, Michael Ryan, deu uma resposta abrangente: "Pedimos que não politizassem o vírus, e agora pedimos o mesmo para a vacina."