Por Itasat
Nessa segunda-feira (18), foram vacinadas as primeiras pessoas em Minas Gerais contra a covid-19. O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem participado efetivamente da produção e distribuição das vacinas no Brasil. Referência no país, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) não está tão presente como os outros órgãos, a partir disso, o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) está questionando o Governo de Minas sobre uma participação mais efetiva da Funed.
Em entrevista ao jornalista Eduardo Costa, no programa Plantão da Cidade da Rádio Itatiaia, O deputado apresentou um requerimento convocando o Secretário de Estado de Saúde, o de Governo e a direção da Fundação Ezequiel Dias para tratar da questão da vacina em Minas Gerais. "É importante que a Funed se engaje e participe da produção e distribuição em Minas. Temos o exemplo do Butantan, em São Paulo, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro, que lideram no Brasil. São mais de 60 laboratórios no mundo produzindo vacina, temos condições de firmar parcerias como fizemos com a vacina da meningite”, defendeu o deputado.
João Vitor ainda cobrou do governo de Minas que explique por qual motivo a fundação Ezequiel Dias não se envolveu tanto. “É preciso saber o que aconteceu. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) tem, por decisão constitucional do estado de Minas Gerais, 1% do orçamento do estado, para desenvolvimento de projetos de ciência e tecnologia. Por que não usar este recurso?”, questionou.