Por Itasat
O atacante Zé Eduardo acionou o Cruzeiro na tarde desta terça-feira na Justiça do Trabalho. O jogador de 21 anos, que não vem sendo utilizado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, pede a rescisão indireta do contrato. O valor da ação é de R$ 2.084.164,00.
O processo foi distribuído na 8ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. No entanto, ainda não houve movimentação na ação judicial. O Cruzeiro também ainda não foi citado. A informação foi divulgada pelo GE.com e confirmada pela Itatiaia com pessoas ligadas ao jogador.
Zé Eduardo tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2024. O vínculo foi renovado em outubro do ano passado, logo depois de o atacante retornar de empréstimo do América-RN a pedido do clube celeste. O ótimo desempenho na temporada (nove gols em dez jogos pela equipe de Natal e pelo Villa Nova) chamou a atenção da Raposa, mas não foi o suficiente para receber oportunidades na Toca: o centroavante entrou em campo apenas uma vez: nos minutos finais do empate sem gols com o Oeste, na Arena Barueri, pela Série B.
No período em que não era aproveitado no Cruzeiro, Zé Eduardo recebeu propostas para ser emprestado novamente, uma delas do próprio América-RN. A situação estava encaminhada e o jogador chegou a viajar para Natal, mas o negócio foi desfeito depois que a Raposa quis incorporar 10% dos direitos econômicos dos 15% cedidos ao clube potiguar como uma "indenização" no retorno à Toca antes do término do contrato de empréstimo.
No retorno à Belo Horizonte, Zé Eduardo foi punido pela diretoria do Cruzeiro que alegou não ter autorizado o jogador a faltar aos treinos. Logo depois, o atacante teve propostas de Brusque e ABC por empréstimo, mas as conversas também não evoluíram.
Na renovação do contrato com o Cruzeiro, Zé Eduardo recebeu aumento salarial, mas como os vencimentos estão atrasados dois meses e meio (metade da folha de outubro, novembro e dezembro, além do 13º), o jogador decidiu acionar o clube na Justiça.