Por Itasat
O atacante Rafael Sobis foi anunciado no dia 11 de novembro de 2020 para iniciar sua segunda passagem pelo Cruzeiro. Até o momento, o camisa 23 fez apenas 14 jogos. Apesar do número modesto, o prazo foi suficiente para o jogador assumir a artilharia da Raposa na temporada 2020.
Com o gol marcado diante do Operário, nessa quarta-feira (20), na vitória por 2 a 1 da Raposa pela 36ª rodada da Série B, Sobis chegou à sexta bola na rede, ultrapassando o zagueiro Manoel no quesito, com cinco gols.
O defensor, aliás, está empatado com o meia Maurício, que já não defende mais a Raposa, pois foi trocado pelo atacante William Pottker, em negociação com o Internacional, no meio desta temporada.
Os meias Arthur Caíke e Régis, que também já deixaram o Cruzeiro, aparecem na lista entre os 10 maiores goleadores da temporada, com quatro e três bolas na rede, respectivamente.
Relação comprova ineficiência de centroavantes
Mais chamativo do que o número de jogos necessários para Sobis assumir a artilharia em toda a temporada é a ineficiência dos centroavantes de ofício que passaram ou ainda fazem parte do elenco cruzeirense.
Marcelo Moreno, contratado para liderar a posição e o Cruzeiro como um todo na temporada, anotou apenas três gols em 32 jogos. Thiago, outra peça para o setor, marcou o mesmo número de gols do boliviano, mas em 27 partidas.
Roberson e Alexandre Jesus, que deixaram a Raposa para acertar com Atlético-GO e Fluminense, respectivamente, marcaram apenas um gol. O primeiro realizou 13 jogos, enquanto o segundo fez apenas cinco.
Confira a artilharia do Cruzeiro na temporada 2020 (com três ou mais gols):
1º Rafael Sobis - 6 gols - 14 jogos
2º Manoel - 5 gols - 25 jogos
3º Maurício* - 5 gols - 32 jogos
4º Arthur Caíke* - 4 gols - 25 jogos
5º Airton - 4 gols - 29 jogos
6º Régis* - 3 gols - 29 jogos
7º Marcelo Moreno - 3 gols - 32 jogos
8º William Pottker - 3 gols - 12 jogos
9º Thiago - 3 gols - 27 jogos
*Jogadores que já deixaram o Cruzeiro