Por Itasat
O Cruzeiro fechou a temporada com uma partida bastante ilustrativa. Com uma equipe alternativa, mas sobretudo com um futebol pobre, pouco inspirado e incapaz de mexer no placar, a Raposa empatou por 0 a 0 com o Paraná, no estádio Durival Britto, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Com o resultado, a equipe celeste termina na 11ª colocação da competição.
Em 38 jogos, foram 14 vitórias, 13 empates e 11 derrotas. Foram 39 gols marcados e 32 sofridos, O aproveitamento total foi de 48,2%. A equipe terminou 12 pontos atrás do Cuiabá, 4º colocado e dono da última vaga para a Série A. Para o Figueirense, 17º colocado e primeiro rebaixado para a Série C, a distância terminou em 10 pontos.
1º tempo
O Cruzeiro entrou em campo com um time totalmente desfigurado e, claro, sem aspirar mais nada na Série B. O Paraná, por sua vez, já antecipadamente rebaixado, também não mostrou qualquer esforço para ganhar o jogo na primeira etapa.
A situação dos dois times que precedeu o confronto teve uma primeira etapa à altura. A Raposa e o Tricolor protagonizaram um jogo muito fraco tecnicamente, sem nenhuma chance clara de gol.
Os números não deixaram mentir a fraca atuação dos dois times. Em toda a primeira etapa, juntando os atributos de ambas as equipes, foram somente três finalizações - todas ela pra fora do gol.
A Raposa, do interino Célio Lúcio, teve uma leve superioridade. Não por dominar as ações ou propor o jogo, mas por conseguir boas escapadas em lançamentos longos. O Cruzeiro também teve mais lances de bola parada, mas abusou da falta de pontaria nas cobranças e não levou perigo nessas ocasiões. Sem aproveitamento de faltas e escanteios e com uma carência de articulação e capacidade técnica para trabalhar a bola de pé em pé, o placar não foi alterado nos primeiros 45 minutos: 0 a 0.
2º tempo
A única mudança para o início da segunda etapa foi a troca de lado entre as duas equipes. O jogo permaneceu frio e sem chances criadas capazes de incomodar os goleiros de Cruzeiro e Paraná, pelo menos até os 16 minutos, quando o ataque da Raposa criou uma trama. Giovanni alçou bola na grande área, Sobis escorou para o meio e encontrou Welinton, que, bem posicionado, cabeceou sem jeito e mandou pra fora do gol.
Depois da oportunidade desperdiçada pelo Cruzeiro, o Paraná cresceu timidamente de produção. Em duas oportunidades, aos 29 e 32 minutos, Karl apareceu bem posicionado e finalizou duas vezes, mas sem muitas dificuldades para Lucas França fazer as defesas.
Depois das duas descidas com Perigo, o Paraná voltou a ter um ataque totalmente improdutivo, assim como o do Cruzeiro. Os últimos minutos resumiram-se a posses de bolas pouco objetivas e oportunidades casuais de gol da equipe da casa, porém desperdiçadas. Fim de jogo e placar zerado.
Paraná 0 x 0 Cruzeiro
Paraná: Renan; Kaio, Rafael Lima (Philipe Maia), Hurtado e Juninho; Karl (Lucas Sene), Higor Meritão, Gabriel Kazu e Renan Bressan; Paulo Henrique (Andrew), Bruno Lopes e Thiago Alves (Gabriel Pires). Técnico: Márcio Coelho
Cruzeiro: Lucas França; Rafael Luiz, Raúl Cáceres, Paulo e Matheus Pereira; Jadson, Adriano e Giovanni (Caludinho); Welinton (Stênio), William Pottker e Rafael Sobis. Técnico: Célio Lúcio (interino)
Cartões amarelos: Paulo Henrique (Paraná); William Pottker (Cruzeiro)
Motivo: 38ª rodada - Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 29 de janeiro de 2021, sexta-feira, às 21h30
Local: Estádio Durival Britto, em Curitiba (PR)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Leirson Peng Martins (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)