Por Itasat
Em crise financeira, o fomento da base pode ser solução para o Cruzeiro, tanto para a arrecadação de dinheiro por meio de futuras vendas quanto para reforçar o elenco sem precisar ir ao mercado. E o assunto está em pauta no clube, garantiu o diretor de futebol do clube, André Mazzuco.
“[O Cruzeiro] não pode deixar de ser referência porque a base é o que sustenta os clubes. A gente tem que cuidar e formar equipes vencedoras. A gente tem bons talentos no Cruzeiro, mas a gente precisa fomentar cada vez mais”, destacou em entrevista.
Um ponto a ser trabalhado é a integração dos atletas, ressalta Mazzuco. “Vamos trazer a categoria sub-20 para fazer treinamentos [junto ao profissional]. A base vai qualificar o trabalho, mas a gente precisa facilitar o processo de transição. A gente precisa dar o suporte necessário para a base e ter pessoas que tenham essa integração”, completou.
Na temporada 2020, o Cruzeiro recorreu à base. Entre os mais utilizados, o lateral-esquerdo Matheus Pereira, os volantes Adriano e Jadsom e os atacantes Stênio e Thiago. Também fez caixa com a venda de Maurício ao Internacional.
Conceição visita Sub-20
Nesta semana, enquanto a pré-temporada ainda não começa, o técnico Felipe Conceição visitou a Toca da Raposa I para acompanhar o treino da equipe Sub-20. Ele esteve acompanhado do preparador físico Ronaldo Torres e o auxiliar técnico Fabrício Vasconcelhos.
“Vamos começar essa integração com a base, que muita gente fala, mas na prática não é uma coisa fácil de fazer. Mas com essas pessoas que estão na base e com a mentalidade que a gente chega, será feito no Cruzeiro. Sabemos que a médio e longo prazo isso é importantíssimo para o clube”, disse Conceição.
O treinador garantiu, ainda, que dará espaço para jogadores da base no elenco profissional. “Dentro do possível vamos estar bem próximo da base. O Cruzeiro tem uma baita estrutura com pessoas capacitadas para coordenar esse trabalho. Vamos fazer essa integração e deixar o Cruzeiro cada vez mais forte”, concluiu.