Por Itasat
Dia 16 de fevereiro. O ano é 2020. Jefferson Savarino estreia com a camisa do Atlético, na derrota por 2 a 1 para a Caldense, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. O compromisso seguinte foi pela Copa Sul-Americana, contra o Unión, que resultou na eliminação alvinegra da competição continental. Dias depois, o Galo caiu na Copa do Brasil, também precocemente, para o Afogados, o que resultou na saída do técnico Rafael Dudamel.
Dia 16 de fevereiro. O ano é 2021. Savarino concede entrevista coletiva na Cidade do Galo e analisa a briga pelo G-4 do Campeonato Brasileiro. O Atlético, sob comando de Jorge Sampaoli, é o terceiro da competição, com 62 pontos, e já está garantido na Copa Libertadores. Ao ser perguntado se é pouco estar no grupo dos que garantem vaga direta na fase de grupos do torneio continental, Savarino responde:
"Não, não é pouco. Quando eu cheguei aqui a expectativa do Galo não era nada, era ganhar ganhar o Mineiro. Agora estamos lutando pela fase de grupo da Libertadores. Como eu falei, temos que terminar o campeonato da melhor maneira. Estou muito orgulhoso de todos os meus companheiros, de todos do time. Agora vamos terminar o campeonato da melhor maneira", analisou em entrevista nesta terça-feira (16).
Apesar de estar no alto da tabela, torcedores do Atlético lamentam a forma como o time desperdiçou pontos considerados bobos, o que impediu o Galo de se manter na briga pelo sonhado título Brasileiro. "A expectativa foi muito alta", admite Savarino. "Agora é seguir melhorando todos os dias para que na próxima temporada a gente faça as coisas muito melhor do que nessa temporada que está passando", destacou.
Para garantir a vaga entre os quatro primeiros, o Atlético ainda tem dois compromissos. No próximo domingo (21), encara o Sport, em Recife. Fecha o Brasileiro contra o Palmeiras, na quinta-feira (28), em Belo Horizonte.
Para a próxima temporada, a diretoria promete reforçar a equipe. Já foram anunciados duas contratações: o atacante Huck e o lateral-esquerdo Dodô. O meia Nacho Fernández, do River Plate, deve ser oficializado a qualquer momento e será mais um reforço de impacto.
Indefinição sobre a permanência de Jorge Sampaoli. O argentino possui contrato até o fim de 2021, mas é cobiçado pelo Olympique de Marseille, da França. A diretoria do Galo, que desejava até prorrogar o vínculo, trabalha com a saída dele. Estão em pauta nomes de substitutos, entre eles Renato Gaúcho, do Grêmio, e Cuca, que está no Santos.