Loc moral
Optima seguros
Forte vidros
Chama!!!
Ótica santa luzia
Gráfica
Patente
Pontual
Ramses
RR MÍDIA 3
Breno
Loc moral 3
Ótima
Quality
RR 2023 02
Sicoob
Rodas
Giro Luvas
Ditadura

Soldados usam TikTok para ameaçar manifestantes em Mianmar

Em resposta, aplicativo chinês anunciou que removerá todo conteúdo que incite violência

06/03/2021 10h17
Por:

Por Itasat

Soldados e policiais de Mianmar estão usando o aplicativo TikTok para fazer ameaças de morte aos manifestantes que saem às ruas contra o golpe militar de 1.º de fevereiro. O aplicativo chinês anunciou que removerá todo conteúdo que incite violência.

O grupo de direitos digitais Mianmar ICT para o Desenvolvimento (Mido) afirmou ter encontrado mais de 800 vídeos em favor dos militares ameaçando manifestantes em meio ao aumento da violenta repressão policial - só na quarta-feira, 38 manifestantes foram mortos, segundo a ONU.

"Essa é só a ponta do iceberg", afirmou Htaike Htaike Aung, diretor executivo da Mido. Segundo ele, há "centenas" de vídeos de pessoas usando os uniformes do Exército e da polícia fazendo ameaças. Alguns dos vídeos foram vistos milhares de vezes e usam hashtags relacionadas a artistas dos EUA para chamar a atenção dos usuários. Nenhum porta-voz do Exército ou da polícia de Mianmar respondeu aos pedidos de comentário da reportagem.

Um dos vídeos checados pela Reuters, em fevereiro, mostra um homem fardado segurando um fuzile e olhando para a câmera dizendo: "Vou atirar na sua cara de m... e estou usando munição real. Vou patrulhar toda a cidade esta noite e atirar em qualquer um que aparecer. Se você quer se tornar um mártir, vou realizar seu desejo."

A Reuters não conseguiu entrar em contato com nenhum dos fardados que aparecem nesses vídeos e também não foi possível verificar se eles são de fato policiais ou militares.

O TikTok é a mais recente rede social a enfrentar a proliferação de conteúdo de ódio e violência, além de desinformações, em Mianmar. O Facebook bloqueou todas as páginas ligadas ao Exército de Mianmar e, em seguida, a rede social foi banida do país. Ontem, o YouTube removeu cinco canais administrados pelos militares por violarem as regras da rede.

Em um comunicado, o TikTok afirmou que "não permite conteúdos que incitem a violência ou disseminem desinformações que causem o mal". "Sobre Mianmar, já removemos e vamos continuar removendo todo conteúdo que incite violência ou desinformação."

Atualmente, o TikTok está na lista dos 20 aplicativos mais baixados em Mianmar. Segundo as regras da rede social, é proibido exibir armas "exceto em ambientes seguros". De acordo com o LinkedIn, o TikTok está contratando para a vaga de gerente de produto e política em Mianmar.

O TikTok também tem sido muito usado por jovens ativistas, com a hashtag de protesto #SaveMyanmar (#SalveMianmar) chegando a 805 milhões de visualizações.

Manifestantes desafiaram ontem a violência das forças de segurança e realizaram mais protestos contra o golpe militar, enquanto a enviada especial da ONU para Mianmar, Christine Schraner Burgener, pediu uma ação urgente do Conselho de Segurança, dizendo que cerca de 50 manifestantes foram mortos e dezenas ficaram feridos nas piores repressões militares nesta semana.

A escalada da violência pressionou a comunidade mundial a agir contra a junta militar, que destituiu o governo eleito de Aung San Suu Kyi. As forças de segurança intensificaram sua repressão com maior uso de força letal e prisões em massa.

Pelo menos 18 manifestantes foram mortos a tiros, no domingo, e 38, na quarta-feira, de acordo com o Escritório de Direitos Humanos da ONU. Mais de 1 mil ativistas foram presos, disse a organização independente Associação de Assistência para Prisioneiros Políticos.