Por Itasat
Após uma longa batalha judicial contra o Banco Central, o Atlético obteve vitória nos tribunais e conseguiu recuperar um dinheiro que estava bloqueado desde 2005. Desta forma, o clube alvinegro recebeu aproximadamente R$ 12 milhões.
O valor é referente às vendas do goleiro Taffarel para o Galatasaray, da Turquia, em 1998, e do atacante Renaldo ao Deportivo La Coruña, da Espanha, em 1997. A informação foi divulgada pela rádio 98FM e confirmada pela Rádio Itatiaia.
Para bloquear o valor em 2005, o Banco Central alegou na oportunidade que houve irregularidades nas vendas dos dois atletas. De acordo com a legislação da época, os clubes eram obrigados a trazer para o Brasil o dinheiro recebido de transferências realizadas no exterior. Assim, os valores não poderiam ficar em instituições de fora do país.
Mesmo com as derrotas na Justiça para o Atlético, o Banco Central entrou com recursos especial e extraordinário para tentar barrar a liberação do dinheiro. Contudo, teve os pedidos negados.
A batalha judicial e o recebimento dos quase R$ 12 milhões foram tratados em um relatório elaborado pela gestão anterior do Atlético, composto pelo presidente Sérgio Sette Câmara e pelo vice Lásaro Cândido da Cunha, que ficaram à frente do clube entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020.