Por Itasat
O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), que o médico Fábio Baccheretti é o novo secretário estadual da saúde. Baccheretti é o atual presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).
A decisão veio após o afastamento de Carlos Eduardo Amaral do cargo, na noite desta quinta (11). A situação de Carlos se tornou insustentável com a confirmação de que centenas de servidores administrativos da Secretaria Estadual de Saúde que estariam fora das prioridades definidas no Plano Nacional de Imunização, incluindo ele, foram vacinados contra covid-19.
Pior momento
A mudança forçada no comando da pasta ocorre no pior momento m da pandemia no Brasil e em Minas Gerais. Nessa quinta-feira (10), o estado confirmou 263 mortes pela Covid-19 em 24 horas, recorde desde o começo da pandemia.
O maior número de mortes em 24 horas havia sido registrado no dia 10 de fevereiro: 243 óbitos. Ao todo, a covid-19 matou 20.087 pessoas em Minas. O estado também confirmou 7.745 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 946.556 infecções.
Enquanto isso, a vacinação no estado, assim como em todo país, segue lenta. Conforme dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa Minas Gerias vacinou 3,43% da população.