Por Itasat
O zagueiro Paulo, de 19 anos recém-completados, é umas das maiores promessas vindas da Toca da Raposa no atual elenco celeste. Ele ganhou visibilidade de vez vestindo a camisa azul na temporada passada, quando fez sua estreia pelo time profissional na vitória por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Paulo foi revelado nas categorias de base da Raposa, e, após a estreia sob o comando do então técnico Luiz Felipe Scolari, disse que o debute fez com que passasse "um filme" em sua cabeça. Bem antes da tão sonhada oportunidade, no entanto, o zagueiro revelou que passou por dificuldades emocionais que o levaram a quase desistir da carreira de jogador. Em entrevista exclusiva ao repórter da Itatiaia, o defensor detalhou o início do sonho de ser atleta profissional.
"O início é sempre muito complicado. Vim fazer testes no Cruzeiro, com vários outros atletas. Eu passei, mas a saudade de casa fez com que eu voltasse. Mas refleti e vi que o melhor para mim era voltar para o clube, tentar mais uma vez e, graças a Deus, consegui a oportunidade de retornar, fazer outro teste e estou aqui até hoje", disse.
"Eu tinha 12 para 13 anos. Passei em duas peneiras em uma semana e fomos liberados para ficar uma semana em casa e, depois, retornar à Toca da Raposa. Voltei, fiquei por uma semana treinando. Mas era minha primeira experiência longe de casa, da família, dos amigos. Pedi para ficar mais um tempo em casa e acabei não retornando. Depois, me arrependi. Tinha salvado o número do telefone de quem tinha me ligado antes. Pedi para fazer o teste novamente e consegui passar de novo", detalhou.
Apesar da nova aprovação, Paulo contou que não deixou enfrentar outros medos por morar distante da família, que a todo tempo, segundo o zagueiro, o incentivou a seguir a carreira.
Em retribuição ao apoio, o jovem defensor conta que, quando assinou a renovação de contrato com o Cruzeiro, em novembro do ano passado, pediu ao pai e a mãe para "sossegar", já que agora poderia lhes dar uma vida melhor com o primeiro vínculo profissional.
"Depois da estreia, foi o momento mais importante da minha carreira [assinatura do contrato profissional]. Ainda tenho muito por conquistar, tenho muitos sonhos na minha vida. E sou grato a tudo o que o Cruzeiro tem me proporcionado quanto a isso. Quando assinei contrato com o profissional, avisei para os meus pais que eles poderiam sossegar, que eu iria cuidar deles. Minha família inteira chorou de alegria, pois, desde criança, queria ser jogador para dar uma melhor condição a ela", contou.
Paulo tinha a opção de renovar com a Raposa ou seguir a carreira onde pudesse ter mais oportunidades, com mais frequência. Ele conta que, apesar de ter até mesmo recebido propostas de outros clubes, acertou com o Cruzeiro por gratidão e vontade de defender o time pelo profissional.
"Eu sempre vou ser grato ao Cruzeiro, por desde o início cuidar de nós, das categorias de base. O trabalho que fazem conosco é incrível. Chegou proposta para sair, mas quis ficar porque sabia do momento que passava Cruzeiro, que nunca vai deixar de ser grande. Pedi para ficar, pois queria ter a oportunidade de jogar profissionalmente pelo clube e consegui. Só tenho gratidão", justificou.
Após detalhar sua relação com o Cruzeiro no passado, Paulo contou dos planos e situações que passa integrando o profissional da Raposa. Ele revelou que espera oportunidades com o técnico Felipe Conceição, comentou a relação com o experiente companheiro de posição, Manoel, e seus objetivos para a temporada 2021.
Estilo do Cruzeiro para e oportunidade de aproveitar
"Quero aproveitar bastante, porque é um estilo moderno e que a gente gosta. De estar compactado, trabalhar a bola. Mas requer tempo. Estamos trabalhando muito forte para encaixar no estilo do Felipe Conceição. Tenho certeza que com os treinos vamos conseguir fazer o que ele pede pra gente".
Convivência com o zagueiro Manoel
"Manoel é um cara super do bem. Ajuda a todos, mostra como é melhor dar um passe, explica o melhor posicionamento. É um cara 100% como pessoa. Tomara que ele fique, porque agrega muito, principalmente para nós, mais novos dentro do elenco. Que ele fique para continuar nos ajudando".
Objetivos em 2021 - para ele e para o clube
"O pensamento não pode ser outro. Temos que estar focados no maior objetivo, que é retornar para a Série A. Estamos trabalhando muito forte pra isso, nos dedicando muito. Meu pensamento é poder ajudar o clube neste ano. E de todos aqui é retornar para a elite e tirar o Cruzeiro dessa situação".