RR MÍDIA 3
Coperlidere
jogar com os pés

Atlético: preparador diz que é fundamental goleiro saber jogar com os pés, independente do técnico

Rogério Maia contou como é a conversa para decidir qual jogador da posição será titular

29/03/2021 13h51
Por:

Por Itasat

No gol, Everson ou Rafael? Talvez seja essa a maior polêmica quando torcedores do Atlético imaginam a escalação ideal. E essa pergunta normalmente é sucedida por outra: é importante que o goleiro jogue bem com os pés ou ser bom debaixo da meta é suficiente? Para o treinador de goleiros do Galo, Rogério Maia, é fundamental que o arqueiro se dê bem nos dois aspectos.

No ano passado, Rafael começou como titular, mas o então técnico alvinegro, Jorge Sampaoli, pediu e conseguiu a contratação de Everson, considerado um dos melhores da posição com a bola no pé no Brasil. O goleiro ex-Santos logo pegou com a vaga, em meio a críticas de parte da torcida, já que Rafael vivia bom momento.

Mas o argentino insistiu em Everson até o fim da temporada, levando em conta a filosofia de manter a posse de bola e iniciar as jogadas sem chutões, priorizando os toques desde o sistema defensivo. Sampaoli foi para o Olympique de Marseille, da França. Cuca chegou e, neste início de trabalho, mantém Everson na meta.

O treinador de goleiros do Galo considera que jogar com os pés é um quesito importante para os goleiros atualmente. Ele cita a alteração na regra que permite um jogador receber dentro da área uma cobrança de tiro de meta.

“O goleiro tem que saber jogar com os pés e tem que ter um entendimento tático. Por isso, ele tem que participar muito do trabalho de equipe, para que ele possa ter uma boa saída de bola. Hoje, qualquer goleiro necessita desse requisito, independente do treinador. Isso é fundamental para o futebol, pela mudança que teve”, afirmou Maia em entrevista exclusiva ao repórter da Itatiaia Claudio Rezende.

Ele contou como é a conversa para decidir qual goleiro será titular. “É fundamental passar as informações para os assistentes técnicos e para o Cuca, informações do dia a dia, de treinamento, de números. O Cuca é um treinador muito bacana de relacionamento, ouve todos os integrantes da comissão técnica e valoriza todo mundo. Isso facilita muito o trabalho do preparador de goleiros”, disse.